Top 10 Melhores Séries de Todos os Tempos

Top 10 Melhores Séries de Todos os Tempos

Salve galera.

Algum tempo atrás rolou uma lista com as 50 melhores séries de todos os tempos, segundo as análises e críticas em diversos sites, como o Rotten Tomatoes e IMDb.

Apesar de várias séries boas na lista, acho que muitas entraram apenas pelo hype causado pelas redes sociais atualmente.

Então eu decidi fazer meu Top 10 Melhores Séries de Todos os Tempos.

Vale apenas destacar que o único critério utilizado neste Top 10 foi o do EU GOSTO DESSA SÉRIE E PRONTO.

Mas alguns pontos tem que ser considerados na minha lista:

  • A lista da internet também tem minisséries, como Chernobyl, da HBO. Já na minha, eu pretendo focar exclusivamente em séries, com ao menos 2 temporadas;
  • Por causa desta linha de corte (2 temporadas), séries como Tales from the Loop e Eletric Dreams (que por sinal, recomendo muito as duas), que tiveram apenas 1 temporada fechada ou séries canceladas na 1ª temporada, também não entram no meu Top 10;
  • Também vou deixar de fora animações, como Simpsons, Rick & Morty ou Liga da Justiça Sem Limites

Então vamos lá.

10- A Feiticeira (Bewitched / 8 temporadas: de 1964 a 1972)

Estrelada por Elizabeth Montgomery, Agnes Moorehead, Dick York (nas 5 primeiras temporadas) e Dick Sargent (nas 3 últimas), este sitcom conta a história da feiticeira Samantha Stephens (Montgomery) que se casa com James Stephens (York e depois Sargent), um homem comum, fora do círculo mágico onde ela foi criada.

Esta mistura de mundos acaba criando diversas situações cômicas. E mesmo assim, a série já trazia várias questões de como a mulher era vista na sociedade americana da década de 60.

9- Um Amor de Família (Married… with Children / 11 temporadas: de 1987 a 1997)

A melhor forma de resumir Um Amor de Família é: a pior família da história da TV. 

Protagonizada por Ed O’Neill, Katey Sagal, David Garrison, Amanda Bearse, Christina Applegate, David Faustino e Ted McGinley, a série mostra a trajetória da família Bundy.

Talvez o ponto que mais tenha ajudado na série seja o fato de que os personagens principais eram fracassados, o que trazia uma certa simpatia do público, que se identificava com eles.

Isso porque as séries até aquele momento sempre mostravam famílias que tinham seus problemas, mas tudo dava certo no final. Depois de Um Amor de Família, outras séries seguiram a ideia de mostrar famílias desajustadas e com problemas que não eram resolvidos da melhor maneira possível.

Provavelmente hoje esta série seria cancelada antes do final da 1ª temporada, devido ao humor ácido e várias referências sexuais. Mas mesmo assim, marcou uma geração.

8- Community (6 temporadas: de 2009 a 2015)

Apresentando um humor inteligente e maduro, a série mostra o relacionamento de um grupo de estudos de espanhol de uma faculdade comunitária em Denver.

O grupo gira em torno de Jeff Winger (Joel McHale), um advogado que tem que voltar para a faculdade após ter seu diploma cassado. E a única faculdade que ele consegue entrar é a Greendale Community College. 

Além dele, temos Britta Perry (Gillian Jacobs), uma mulher em busca de um sentido na vida depois de passar anos lutando contra o sistema; Pierce Hawthorne (Chevy Chase), um milionário infeliz que decide voltar a estudar para curar sua solidão (apesar de ter sido casado 7 vezes e ter 30 enteados); o estudante mulçumano de cinema Abed Nadir (Danny Pudi) e seu melhor amigo, o ex-quarterback Troy Barnes (Donald Glover); Shirley Bennett (Yvette Nicole Brown), uma mãe divorciada, que decide voltar a estudar; e Annie Edison (Alison Brie), uma estudante viciada em anfetaminas, que só conseguiu entrar na faculdade comunitária.

Também fazem parte deste círculo o professor de espanhol Señor Ben Chang (Ken Jeong) e o reitor Craig Pelton (Jim Rash).

Apesar de ser uma série com mais de 10 anos, ainda vale muito a pena assistir.

7- Gilmore Girls (7 temporadas: de 2000 a 2007)

Gilmore Girls pode não ser uma série muito movimentada, mas se destaca nos diálogos.

Ela tem um ritmo maravilhoso e personagens apaixonantes.

Estrelada por Lauren Graham, Alexis Bledel, Melissa McCarthy, Scott Patterson, Kelly Bishop, Edward Herrmann, Liza Weil, Jared Padalecki, Milo Ventimiglia, Sean Gunn, Chris Eigeman e Matt Czuchry, a série gira em torno da Lorelai Gilmore (Graham) e sua filha Rory Gilmore (Bledel) e sua vida na pacata cidade de Stars Hollow. 

Mas os excêntricos habitantes da cidade, assim como os pais de Lorelai também ajudam a criar uma história maravilhosa.

Teve uma minissérie lançada em 2015, com 4 episódios, chamada Gilmore Girls: Um Ano para Recordar, contando o que aconteceu com as personagens alguns anos depois do encerramento da série.

E antes que alguém pergunte, sim a série teve o nome traduzido para Tal Mãe, Tal Filha. Mas eu me recuso a chamá-la assim, porque é horrível.

6- 24 Horas (24 / 9 temporadas: de 2001 a 2010)

Talvez uma das séries mais inovadoras do início do século, 24 Horas trazia um dia da vida do agente da Unidade Contra-Terrorismo (CTU) Jack Bauer (Kiefer Sutherland). 

Entre tiroteios e corridas de carro, outro ponto sempre interessante na série eram as brigas políticas nos bastidores do poder americano.

O elenco mudou muito durante os anos, mas os principais nomes (além de Kiefer Sutherland) eram Elisha Cuthbert, Dennis Haysbert, Carlos Bernard, Reiko Aylesworth e Mary Lynn Rajskub.

Em 2008 foi lançado o filme 24 Horas: Redenção, que faz ponte entre a sexta e sétima temporada.

5- The Shield – Acima da Lei (The Shield / 7 temporadas: de 2002 a 2008)

The Shield mostra o dia-a-dia de um grupo especial da polícia de Los Angeles, especializada no combate de gangues. Mas seus membros são tão criminosos quanto os homens que eles prendem e matam.

Vários temas são abordados na série, como racismo, drogas, sexualidade, conflitos familiares e outros.

É uma série pesada, com várias cenas fortes e violentas, mas que vale a pena assistir.

Tem no elenco principal Michael Chiklis, Catherine Dent, Walton Goggins, Michael Jace, Kenny Johnson, Jay Karnes, Benito Martinez, CCH Pounder, David Rees Snell, Cathy Cahlin Ryan e Paula Garcés.

Também participaram da série Glenn Close, Forest Whitaker, Laura Harring, Franka Potente e Laurie Holden.

4- The Office (9 temporadas: de 2005 a 2013)

Em formato de mockumentary (pseudodocumentário), uma equipe de filmagem registra o cotidiano dos funcionários da Dunder Mifflin Paper Company, em Scranton.

É com certeza uma das melhores comédias deste século, com personagens ao mesmo tempo cativantes e que causam vários momentos de vergonha alheia.

Estrelada por Steve Carell, Rainn Wilson, John Krasinski, Jenna Fischer e Ed Helms é uma série atemporal.

3- Scrubs (9 temporadas: de 2001 a 2009)

Scrubs é uma mistura de comédia e drama, que traz momentos maravilhosos e divertidos, assim como cenas tristes e muita reflexão.

Estrelada por Zach Braff, Sarah Chalke, Donald Faison, Neil Flynn, Ken Jenkins, John C. McGinley e Judy Reyes, Scrubs mostra a vida profissional e pessoal da equipe de médicos do Sacred Heart Hospital.

Todas as histórias são narradas pelo médico John J.D. Dorian (Braff), que sempre tenta ver o lado bom das coisas e das pessoas e acaba misturando a realidade com situações que acontecem somente na sua imaginação. E cada episódio se encerra com uma análise moral e filosófica da história.

Ao mesmo tempo em que a série é muito engraçada, ela traz reflexões profundas sobre diversos assuntos, como relacionamentos, paternidade, amizade e morte.

Vale também destaque a trilha sonora da série, que muitas vezes ajuda a passar os sentimentos de J.D. em cada momento. Pode procurar que você vai gostar.

2- Sons of Anarchy (7 temporadas: de 2008 a 2014)

Dos mesmos produtores de The Shield (por sinal, vários atores que participaram de The Shield participam de SoA), Sons os Anarchy é uma série mais violenta e visceral que sua predecessora.

Focada no clube de motoqueiros SAMCRO (Sons of Anarchy Motorcycle Club, Redwood Original), mostra os relacionamentos da gangue com drogas, corrupção, racismo, sexo, tráfico de armas e outros temas, como amor, fraternidade, família e lealdade.

Apesar da mistura de temas das série, o geral acaba sendo perfeito. Os personagens são fortes e acabam sempre tomando decisões duras e definitivas. 

Tem no elenco principal Charlie Hunnam, Katey Sagal, Mark Boone Jr., Kim Coates, Tommy Flanagan, Maggie Siff, Ron Perlman, Ryan Hurst, Theo Rossi, Dayton Callie, Jimmy Smits, Drea de Matteo e David Labrava.

Destaque também para a trilha sonora, uma mistura de rock e country de primeira qualidade. 

Teve um spin-off chamado Mayans M.C. (5 temporadas: de 2018 a 2023), que conta a história de uma gangue de motoqueiros latinos, que aparecia com regularidade na série.

1- Arquivo X (The X-Files / 11 temporadas: de 1993 a 2002 – de 2016 a 2018)

Se você tem entre 40 e 50 anos e não foi apaixonado pela Gillian Anderson com 15, você não viveu os anos 90.

Arquivo X talvez tenha sido uma das séries mais importantes dos anos 90, podendo ser comparada ao fenômeno que foi Jornada nas Estrelas (Star Trek) na década de 70 e 80.

E assim como Star Trek, Arquivo X teve uma legião de fãs por todo o planeta, que discutiam teorias em convenções e fóruns na internet, além de consumir milhares de produtos, desde camisetas, livros, quadrinhos, brinquedos, cartões, posters, jogos, música e muito mais. 

A influência de Arquivo X é tão grande, que mesmo a série tendo encerrado faz mais de 20 anos, quando alguém faz um vídeo falando de UFOs ou casos sobrenaturais, a trilha sonora escolhida é o tema criado por Mark Snow para a série. E frases como EU QUERO ACREDITAR e A VERDADE ESTÁ LÁ FORA ainda fazem parte do inconsciente coletivo das pessoas.

Vale uma observação: a série teve 9 temporadas, lançadas de 1993 a 2002. E para alegria dos fãs, foram lançadas mais 2 temporadas entre 2016 e 2018.

E caso você não conheça, Arquivo X é focado nos agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), que investigam casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais ou conspirações governamentais.

E ao longo das 11 temporadas, além de OVNIs e abduções, tivemos várias histórias envolvendo monstros, fantasmas ou até mesmo realidades paralelas.

Se não fosse por Arquivo X, acredito que não teríamos séries como Lost, Dark, Stranger Thing e Fringe.

O elenco principal ainda conta com Mitch Pileggi, William B. Davis, Robert Patrick e Annabeth Gish.

Teve 2 filmes lançados: Arquivo X: o Filme (que faz a ponte entre a quinta e sexta temporada) em 1998, e Arquivo X: Eu Quero Acreditar (este uma história independente após o término da série) em 2008. Também teve 2 spin-offs: Millennium (3 temporadas: de 1996 a 1999) e Os Pistoleiros Solitários (The Lone Gunmen / 1 temporada em 2001).

Se você não assistiu Arquivo X, você está errado.

@guimararesedu

Deixe um comentário