Caetano escreve sobre cinema

Caetano escreve sobre cinema

O leitor de um blog de cinema como este certamente… tem interesse em ler sobre cinema, oras bolas, ou não estaria aqui. E por isso minha recomendação de hoje é um novo lançamento literário, em que um dos maiores nomes da cultura brasileira – mais reconhecido pela música, mas com um pé também na sétima arte – reúne escritos de mais de seis décadas sobre cinema.

A Companhia das Letras está colocando nas estantes físicas e virtuais “Cine Subaé”, livro que a própria editora descreve como uma reunião de críticas e depoimentos sobre filmes assinados pelo grande Caetano Veloso entre 1960 e 2023. São 440 páginas de críticas, colunas de jornais, entrevistas e depoimentos de Caetano, que a editora conta que cogitou em sua adolescência se tornar crítico cinematográfico.

“Ao longo da vida, os filmes continuaram a ter papel decisivo em seu estilo de compor canções e conceber visualmente os shows”, diz a sinopse da obra, atentando para a intrínseca relação entre a música e as artes visuais e como Caetano as explora. Já me digo muito curioso para ver o que ele trará para a nova turnê com sua irmã Maria Bethânia, show que assistirei em dezembro no Allianz Parque.

“Cine Subaé” foi organizado por Claudio Leal e Rodrigo Sombra. Conheci o Claudio ano passado, no aniversário de um amigo em comum em um bar em Pinheiros. Tivemos uma excelente conversa. É uma mente privilegiada da cultura brasileira, que colabora frequentemente com a Folha de S.Paulo. Juntando com Caetano e Sombra, é certeza de coisa boa.

Deixe um comentário