
O Brasil para hoje para assistir ao já histórico show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um público estimado de 1,5 milhão de pessoas – o maior concerto da carreira da Rainha do Pop. Para onde se olhe, tudo gira em torno de Madonna.
Nossa anfitriã Anna Barros marcará presença no evento e me encarregou de fazer a postagem do dia no Poltrona de Cinema. E é claro que eu não poderia deixar de escrever sobre Madonna, também. Porque além de musicista consagrada, ela tem também uma prolífica carreira de quase três dezenas de longas no cinema.
Como forma de homenageá-la também por aqui, então, vamos revisitar um pouco dessa carreira e recomendar alguns filmes que valem ser vistos e podem ser encontrados em serviços de streaming. Um top 3? Segue:
- Evita (1996): provavelmente o filme mais lembrado quando se fala de Madonna nas telonas. A Rainha do Pop interpretou a ex-primeira-dama argentina Eva Perón, contracenando com Antonio Banderas e Jonathan Pryce. O papel a rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz em filme de comédia ou musical, provavelmente a maior honra de sua carreira cinematográfica. “Evita” pode ser assistido no Star+. Don’t cry for me Argentina.
- Dick Tracy (1990): Madonna estrelou este filme de Warren Beatty no início dos anos 1990, uma adaptação da história em quadrinhos. Fez também bastante sucesso ao lado do próprio Beatty e Al Pacino, recebendo uma indicação ao Saturn Awards. Canta a canção original “Sooner or Later”, que de Stephen Sondheim, que venceu o Oscar na categoria.
- A League of Their Own (1992): outro grande sucesso em que Madonna aparece ao lado de nomes como Tom Hanks e Geena Davis, alcançando o topo das bilheterias nos Estados Unidos. Recebeu o título de “Uma Equipe Muito Especial” aqui no Brasil. Pode ser alugado em plataformas como o Amazon Prime Video.
Essa é uma lista justa de destaques. Mas vale mencionar que Madonna também colecionou alguns momentos ruins nas telonas, como “Destino Insólito” (2002), que a rendeu um Framboesa de Ouro de pior atriz.
Este foi, aliás, apenas um dos vários “framboesas” que a Rainha do Pop recebeu, outro sendo – por exemplo – pela ponta que faz em “007: Um Novo Dia para Morrer“, do mesmo ano, no qual ela também canta a música-tema Die Another Day. Ambos os filmes do início do século estão disponíveis on-demand no Amazon Prime e na Apple TV+.
Madonna também se aventurou pela direção e roteiro, com destaque para “Sujos e Sábios” (2008), que foi exibido no Festival de Berlim mas não agradou muito aos críticos, e “WE: O Romance do Século” (2011), outro filme pouco brilhante mas que a rendeu um Globo de Ouro de melhor canção original por Masterpiece. O filme está disponível no MAX.
Goste-se ou não de Madonna na sétima arte, é inegável que estamos tratando de uma artista de mão cheia, no melhor sentido da palavra. Que ela faça um grande show em Copacabana!