Salve galera.
Durante a década de 80 e 90, um gênero de filme se destacou no cinema mundial: o de perseguição policial.

O roteiro é quase sempre o mesmo: um criminoso (que pode ser inocente ou não) está em uma corrida pela liberdade. E um policial implacável está atrás dele.
Então nada melhor que um Top 5 Filmes de Perseguição Policial.
5 – Caçado (The Hunted, 2003 / dir. William Friedkin)

O Sargento Aaron Hallam (Benicio Del Toro) está matando caçadores de cervo nas florestas de Portland. Especialista em facas, o ex-militar teve treinamento especial e se tornou a perfeita máquina de matar.
Após ser preso pelo FBI, ele consegue fugir e então a agente Abby Durrell (Connie Nielsen) convoca a ajuda de L.T. Bonham (Tommy Lee Jones), que treino Hallam e pode ser a única pessoa capaz de parar o Sargento.
Apesar do ritmo um pouco lento do filme, a perseguição de Bonham atrás de Hallam tanto na cidade quanto na floresta são muito boas.
4 – Atirando para Matar (Shoot to Kill, 1988 / dir. Roger Spottiswoode)

Um assassino consegue escapar do agente do FBI Warren Stantin (Sidney Poitier), se escondendo nas montanhas de Washington e sequestrando a guia Sarah Renell (Kirstie Alley) para mostrar o caminho através da floresta.
Para perseguir o assassino, Stantin conta com a ajuda de Jonathan Knox (Tom Berenger), um experiente guia de floresta e namorado de Sarah.
O elenco ainda conta com Clancy Brown e Richard Masur.
Este filme tem um ritmo frenético, além de uma linda fotografia.
Vale muito assistir.
3 – O Chacal (The Jackal, 1997 / dir. Michael Caton-Jones)

A máfia russa contrata o assassino conhecido apenas como Chacal (Bruce Willis) para um atentado sem precedentes na história.
E cabe a força tarefa montada entre FBI e MVD (polícia federal russa), liderados pelo agente Carter Preston (Sidney Poitier) deter o assassino. E eles contam com a ajuda de Declan Mulqueen (Richard Gere), um ex-membro do IRA que está atrás de vingança contra o Chacal.
Então começa uma perseguição pelos Estados Unidos atrás do Chacal, para evitar que ele complete sua missão.
Refilmagem do filme franco-britânico O Dia do Chacal (The Day of the Jackal, 1973 / dir. Fred Zinnemann), a versão americana conseguiu atualizar a história respeitando sua essência.
O elenco também conta com Diane Venora, Mathilda May, Jack Black e J.K. Simmons.
É um filme que envelheceu muito bem e ainda vale assistir.
2 – Caçada Impiedosa (Eddie Macon’s Run, 1983 / dir. Jeff Kanew)

Após ser preso e exageradamente condenado, Eddie Macon (John Schneider) resolve fugir da cadeia e ir para o México, onde encontrará sua esposa e filho.
Mas além de diversos problemas em sua fuga pelo Texas, Eddie também está sendo seguido pelo detetive Carl Marzack (Kirk Douglas), que já o prendeu no passado e consegue sempre estar próximo dele.
Apesar do personagem principal ser o fugitivo, quem dá show é Kirk Douglas.
Também estão no elenco Lee Purcell, Leah Ayres, J. T. Walsh e John Goodman.
Clássico da Sessão da Tarde, ainda é um bom filme e vale a pena ser assistido.
1 – O Fugitivo (The Fugitive, 1993 / dir. Andrew Davis)

O Dr. Richard Kimble (Harrison Ford) é acusado de ter matado a esposa e durante sua transferência para a cadeia, o ônibus onde ele está sofre um acidente e ele consegue escapar.
Agora, além de tentar provar sua inocência, ele tem que fugir do Delegado Federal Samuel Gerard (Tommy Lee Jones), que está em seu encalço pelas ruas de Chicago.
Baseado na série O Fugitivo, que passou na TV entre 1963 e 1967, a história é a mesma: a fuga do Dr. Kimble e a busca pelo homem de um braço só, que ele alega ter matado sua esposa.
Este é sem dúvida o melhor filme de perseguição da história do cinema. Além de ter uma história fechada e personagens excelentes, ele apresenta com um ritmo perfeito, tanto nas cenas de perseguição quanto nos diálogos.
O elenco também conta com Joe Pantoliano, Andreas Katsulas, Jeroen Krabbé, e Sela Ward.
Vale destacar que este foi o filme que rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Tommy Lee Jones.
Teve uma sequência U.S. Marshals – Os Federais (U.S. Marshals, 1998 / dir. Stuart Baird), desta vez mais focada na equipe de delegados federais. Não é um filme ruim, mas comparado ao primeiro, perde feio.
Também fazem parte desta sequência Wesley Snipes, Robert Downey Jr. e Irène Jacob.