Filmes sobre meio ambiente

Filmes sobre meio ambiente

Vista da Floresta Amazônica (Foto: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente)

Amanhã, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data simbólica instituída pela ONU em 1972 que, uma vez por ano, torna ainda mais relevantes debates e questionamentos que há muito deveriam fazer parte do nosso dia a dia na busca pela preservação da natureza e, por que não?, da salvação do próprio planeta Terra e da humanidade.

Inspirado pelos belíssimos concertos da Semana do Meio Ambiente realizados pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que pude assistir no sábado, separei alguns filmes com a temática ambiental para que possamos também assisti-los nesta semana, aguçando um assunto que não é apenas importante, mas também urgente.

Aproveito para, além dos filmes listados abaixo, também recomendar a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental 2023, que acontece em São Paulo até o próximo dia 14 de junho, com entrada gratuita e mais diversos filmes muito relevantes sobre o assunto. As informações e serviço, incluindo programação, pode ser encontrada aqui.

Uma Verdade Inconveniente (Davis Guggenheim, 2006)
Um documentário já clássico que relata a campanha do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore para conscientização da população quanto ao aquecimento global. Vencedor do Oscar de melhor documentário naquele ano, está disponível no YouTube. Muita gente que passou pelos ensinos fundamental e médio no Brasil desde seu lançamento provavelmente ao menos ouviu falar sobre este filme. Uma sequência, “Uma verdade mais inconveniente”, foi lançada em 2017.

Lixo Extraordinário (Lucy Walker, 2010)
Outro documentário, este estrelando o artista plástico brasileiro Vik Muniz. Nele, Muniz se junta a catadores de lixo no aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, “para garimpar tesouros” que viram arte, conforme a própria sinopse indica. Disponível no Netflix e Globoplay.

Em Busca dos Corais (Jeff Orlowski, 2017)
Eu estava no cursinho pré-vestibular quando a Netflix lançou este documentário, em meados de 2017, e ele imediatamente se tornou menção obrigatória em várias aulas – de Biologia (naturalmente) a Redação. O filme traz mergulhadores e cientistas documentando o desaparecimento dos recifes de corais.

Seremos História? (Fischer Stevens, 2016)
Quem melhor do que uma estrela de cinema para relatar as mudanças climáticas ao grande público? Só uma estrela de cinema pessoalmente engajada com a causa – como Leonardo DiCaprio, ativista ambiental que levantou o tema em seu discurso de vencedor do Oscar de melhor ator em 2015, faz neste filme – em que também aparecem personalidades como Barack Obama, Papa Francisco e Ban Ki-Moon. Disponível no Disney+.

Deixe um comentário