Filmes para o Dia do Trabalhador

Filmes para o Dia do Trabalhador

Aproveitando este feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Poltrona de Cinema prepara uma lista de bons filmes relacionados ao tema. Curta o fim de semana prolongado nesta segunda-feira com grandes obras sobre o trabalho, que viajam por diversos gêneros, da comédia ao drama, sem deixar de lado as críticas sociais aguçadas.

  • Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin
    Um clássico atemporal, o filme de 1936 de Charlie Chaplin é uma lembrança imediata quando falamos de trabalho e cinema. As cenas do operário interpretado por Chaplin na linha de produção de uma fábrica estão na memória de qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha assistido ao filme completo. Esta pode ser uma boa oportunidade – até porque “Tempos Modernos” está disponível no YouTube.
  • “Norma Rae”, de Martin Ritt
    Filme de 1979 pelo qual Sally Field venceu o Oscar de melhor atriz. O longa também recebeu indicações às estatuetas de melhor filme e melhor roteiro adaptado, além de conquistar a de melhor canção original. Baseado na história real da líder trabalhista norte-americana Crystal Lee Sutton, que comandou uma campanha por melhores condições em uma indústria têxtil local.
  • “American Factory”, de Steven Bognar e Julia Reichert
    Filme de 2019 que levou o Oscar de melhor documentário e também rendeu um Emmy a seus diretores, foi um lançamento da produtora do ex-presidente dos EUA Barack Obama e da ex-primeira dama Michelle Obama. Um retrato dos conflitos trabalhistas na era contemporânea, focando especialmente nas diferenças Estados Unidos-China. Está disponível na Netflix.
  • ABC da Greve, de Leon Hirszman
    Para não deixarmos de falar do trabalhador brasileiro, um famoso documentário de 1990 que aborda as primeiras greves fora de fábricas no país. O espectador certamente reconhecerá por lá o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O diretor Leon Hirszman também é responsável por outro importante filme de temática operária e grevista, “Eles não usam black-tie“, longa de 1981 adaptado de peça de Gianfrancesco Guarnieri. Os dois estão disponíveis no GloboPlay.

Deixe um comentário