Top 5 Efeito Mandela

Top 5 Efeito Mandela

Salve galera.

Existe um fenômeno mundial inexplicável, que afeta pessoas de diversas idades e locais e que é muito comum e inexplicável, chamado EFEITO MANDELA.

Isso acontece quando é criado no inconsciente coletivo uma coisa que não existe, mas todos afirmam que existe.

Como podem imaginar, este efeito foi primeiro notado por causa de uma memória coletiva em que as pessoas de diversos países afirmavam que tinham lido nos jornais que Nelson Mandela havia morrido na década de 80, enquanto ele estava preso na África do Sul.

Não existe uma explicação cientifica para o Efeito Mandela, mas ele aparece em diversos assuntos, seja na literatura, cinema entre outros.

Alguns exemplos do Efeito Mandela são:

– Pessoas afirmarem que a ponta do rabo do Pikachu (Pokémon) é preta, sendo que não é;

– Que na hora do ataque do 11 de setembro, a Globo estava passando um episódio de Dragon Ball Z, sendo que o primeiro Plantão da Globo entrou no ar às 9h35; um segundo Plantão da Globo entrou no ar às 9h57; e às 10h30 toda a a programação da emissora foi derrubada para acompanhar os atentados, indo direto até às 15h30; e Dragon Ball Z começava 11h30 no programa da Angélica;

C-3PO, da série Star Wars tem uma perna prateada e uma dourada, mas se você perguntar para qualquer pessoa, ela vai dizer que ele tem 2 pernas douradas;

– É atribuída a Dom Quixote, personagem principal do livro Dom Quixote de La Mancha, do romancista espanhol Miguel de Cervantes, a seguinte citação: Eles latem, Sancho, sinalizam que cavalgamos; mas a frase não está em nenhum dos dois volumes originais da obra.

No cinema, este efeito aparece normalmente em frases famosas de filmes, que apesar de todos afirmarem, nunca foram ditas daquela maneira.

Então vamos com nosso TOP 5 Efeito Mandela no cinema.

5 – O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991 / Dir. Jonathan Demme)

Em seu último encontro com a Agente Starling (Jodie Foster), o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) diz: Good evening, Clarice (Boa noite, Clarice).

Mas no inconsciente coletivo, a frase dita por Lecter é: Hello Clarice (Olá Clarice).

4 – O Império Contra-Ataca (The Empire Strikes Back, 1980 / Dir. Irvin Kershner)

A 2ª parte da maior trilogia cósmica do cinema também tem uma cena que ficou marcada na para os fãs da maneira errada.

Quando Luke Skywalker (Mark Hamill) confronta Darth Vader (James Earl Jones) nos subterrâneos da Cidade das Nuvens, ele diz que Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) contou que Vader matou o pai de Luke.

Então Vader responde: Não, eu sou seu pai.

Mas na cabeça de todos os fãs de Star Wars, a frase é: Luke, eu sou seu pai.

3 – Branca de Neve e os 7 Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937 / Dir. David Hand)

Quem nunca parou na frente de um espelho e imitou a madrasta da Branca de Neve (Adriana Caselotti), a Rainha e Bruxa Grimhilde (Lucille La Verne) dizendo: Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?

Só que a frase dita pela personagem nesta clássica animação de Walt Disney é: Fala, mágico espelho meu. Quem é mais bela do que eu?

2 – 007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No, 1962 / Dir. Terence Young)

No primeiro filme da série do maior agente secreto britânico do cinema, em nenhum momento é dita a famosa frase: My name is Bond, James Bond (Meu nome é Bond, James Bond).

A verdade é que Sean Connery, ator que que interpretou o agente britânico nos 5 primeiros filmes da série, não diz esta frase em nenhum momento. Ele se limita apenas a dizer Bond, James Bond, quando se apresenta.

A frase completa é dita pela 1ª vez somente no 6º filme da série (007 – Ao Serviço Secreto de Sua Majestade), pelo ator George Lazenby.

1 – Casablanca (1942 / Dir. Michael Curtiz).

Talvez a maior frase nunca dita no cinema está neste clássico do cinema.

É comum atribuir a Ilsa Lund Laszlo (Ingrid Bergman), quando ela pede ao pianista Sam (Dooley Wilson) tocar As Times Goes By, a seguinte frase: Play it again Sam (toque de novo Sam).

Vale destacar que a frase correta dita por Ingrid Bergman é: Play it, Sam. Play ‘As Time Goes By’ (Toque-a Sam. Toque ‘As Time Goes By’).

Esta frase se tornou tão clássica quanto o filme.

@guimaraesedu

Deixe um comentário