Top 5 Filmes que Viraram Séries

Top 5 Filmes que Viraram Séries

Salve galera.

Algum tempo atrás, eu falei com vocês sobre séries de TV que viraram filmes.

Mas hoje, vamos fazer o caminho contrário: filmes que deram origem a séries.

Vale destacar que não são aqueles telefilmes feitos para ser o piloto de uma série, mas sim produções que depois de algum tempo, acabaram servindo como inspiração para uma série.

Então vamos para o Top 5 Filmes que viraram Séries.

5 – Trovão Azul (Blue Thunder, de 1983 / dir. John Badham)

Quem nasceu na década de 80 com certeza vai se lembrar da série, que passava nas tardes da Globo. O que pouca gente sabe é que ela é baseada no filme estrelado por Roy Scheider, Warren Oates, Candy Clark, Daniel Stern e Malcolm McDowell.

O filme conta a história do oficial Frank Murphy (Scheider), piloto do helicóptero Trovão Azul, criado para combater possíveis atos terroristas durante as Olimpíadas de 1984, em Los Angeles. Mas o Cel. Cochrane (McDowell) tem seus próprios planos para o helicóptero.

Ele chegou a fazer sucesso em seu lançamento nos cinemas e concorreu ao Oscar de Melhor Montagem em 1984.

Já a série foi um fracasso de audiência, tendo apenas 1 temporada de 11 episódios em 1984. Vale mencionar que o elenco contava com Dana Carvey e Bubba Smith.

Apesar do número pequenos de episódios, a série passava em loop aqui no Brasil, tanto que parecia que ela tinha muito mais episódios. E seus concorrentes eram Águia de Fogo (também uma série sobre um helicóptero de combate, porém mais focada em missões de espionagem) e Moto Laser (série sobre uma moto futurista que combatia o crime).

4 – Starman: O Homem das Estrelas (Starman, de 1984 / dir. John Carpenter)

Estrelado por Jeff Bridges e Karen Allen e dirigido por John Carpenter, o filme conta a história de um alienígena que vem à Terra em resposta a mensagem enviada pelo sonda espacial Voyager 2, em 1977.

Porém sua nave é abatida pelo exército americano e ele acaba assumindo a forma de Scott Hayden (Bridges), um homem que tinha acabado de falecer. E com a ajuda de Karen Hayden (Allen), esposa de Scott, ele foge de agentes do governo para se reencontrar seus amigos, que irão levá-lo de volta para a casa.

O filme não foi um sucesso de bilheteria, mas se pagou. E Jeff Bridges foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

A série segue a história do personagem principal do filme: 15 anos após a partida do alien, o ele volta à Terra, desta vez assumindo o corpo de Paul Forrester (Robert Hays). E sua missão é encontrar e ajudar Scott Hayden Jr. (Christopher Daniel Barnes) seu filho com Karen, que está descobrindo sua origem e seus poderes.

Mais uma série que apenas teve apenas uma temporada de 22 episódios entre 1986 e 1987 e que passavam sem parar no SBT.

3 – Stargate (1994 / dir. Roland Emmerich)

O governo americano descobre um portal para outro planeta, que pode ser a resposta para diversas dúvidas de como a humanidade evoluiu no Egito. E para decifrar o mistério do portal, é convocado o egiptólogo Daniel Jackson (James Spader).

Após abrir o portal para outro planeta, Jackson e um grupo de militares liderados pelo Cel. Jack O’Neill (Kurt Russell) parte para explorar o planeta, que acaba levando ao confronto com uma raça alienígena.

O filme acabou ganhando status de cult e fez algum sucesso nos cinemas. E as séries se tornaram febre na TV.

No total, foram desenvolvidas 3 séries baseadas no filme: Stargate SG-1; Stargate Atlantis; e Stargate Universe.

Stargate SG-1 segue a história do filme, sendo estrelada por Richard Dean Anderson (o eterno MacGyver) no papel do Cel. Jack O’Neill. Foram 10 temporadas entre 1997 e 2007, com 214 episódios, sendo um sucesso absoluto de crítica e audiência. A série mostra o grupo chamado SG-1 que viaja pelo universo para lutar contra as forças alienígenas mostradas no filme.

Stargate Atlantis é um spin-off de SG-1, mostrando uma outra equipe que viaja pelo universo a partir do planeta Lantea, onde fica a cidade de Atlântida, que originou o mito da cidade perdida de Atlântida. Foram 5 temporadas entre 2004 e 2009, com 100 episódios ao total. E no elenco, podemos destacar Mitch Pileggi e um jovem Jason Momoa.

Stargate Universe é focada em outro grupo que está impossibilitado de voltar para a Terra após terem que fugir em uma nave espacial após um ataque do outro lado do universo. Foram somente 2 temporadas entre 2009 e 2011, com 40 episódios. Vale destacar a presença de Ming-Na Wen e Robert Carlyle no elenco.

Vale destacar que também foram produzidos 2 telefilmes baseados nos personagens das séries: Stargate: The Ark of Truth (2008 / dir. Robert C. Cooper); e Stargate: Continuum (2008 / dir. Martin Wood).

2 – Nikita: Criada para Matar (Nikita, 1990 / dir. Luc Besson)

Muitas pessoas podem não conhecer este filme francês do diretor Luc Besson, mas com certeza conhecem a refilmagem americana de 1993, estrelada por Bridget Fonda: A Assassina (Point of No Return, 1993 / dir. John Badham).

A história de ambos é basicamente a mesma: uma jovem viciada é recrutada dentro da cadeia por um órgão secreto de espionagem e assassinatos do governo, após ela matar um policial e ser presa e condenada.

E as séries (sim, são duas) também são focadas na assassina Nikita.

A primeira, chamada La Femme Nikita, é canadense e teve 5 temporadas, durante 1997 e 2001. Foi estrelada por Peta Wilson e chegou a fazer algum sucesso, inclusive aqui no Brasil.

E a segunda, foi produzida nos Estados Unidos e seu nome é apenas Nikita (no Brasil, ganhou o título de Nikita: O Perigo Nunca foi Tão Sedutor). Teve 4 temporadas entre 2010 e 2013 e foi estrelada pela atriz Maggie Q.

A diferença das séries e dos filmes é a história: em La Femme Nikita, Peta Wilson é inocente e mesmo assim é condenada à prisão perpetua. E na cadeia, ela é recrutada para trabalhar na Seção Um; já em Nikita, o foco da personagem principal é acabar com a Divisão, a agência secreta que a treinou.

Vale uma curiosidade: quando o filme francês foi distribuído no EUA, ele ganhou o nome de La Femme Nikita, mesmo nome que posteriormente foi utilizado na série canadense.

1 – Buffy: A Caça-Vampiros (Buffy the Vampire Slayer, de 1992 / dir. Fran Rubel Kuzui)

Muitos dos fãs de Sarah Michelle Gellar podem não saber, mas Buffy nasceu 5 anos antes da série, no filme estrelado por Kristy Swanson, Donald Sutherland, Paul Reubens, Rutger Hauer, Luke Perry, Hilary Swank, David Arquette, Stephen Root, Natasha Gregson Wagner e Tom Jane (vale destacar que um jovem Ben Affleck faz uma ponta no filme, mas é uma ponta tão pequena que seu nome não chega a aparecer nos créditos).

A história todo mundo conhece: a jovem líder de torcida Buffy (Swanson) descobre que seu destino é caçar vampiros.

Já a série acaba não só focando em vampiros, mas em todo tipo de criatura maligna sobrenatural que existe.

E vale a curiosidade: o roteiro do filme é de Joss Whedon, que mais tarde seria o produtor e diretor de vários episódios da série. Ao todo foram 7 temporadas e 145 episódios.

Buffy também gerou um spin-off de sucesso: Angel. Esta série é focada no vampiro Angel (David Boreanaz), cuja alma foi devolvida a ele por um grupo de ciganos, após ele matar um de seus membros.

No universo de Buffy, uma pessoa ao virar um vampiro, perde sua alma e por isso ele se torna uma criatura que é puro mal. Então ter sua alma de volta acaba sendo uma maldição para Angel, pois ele se lembra de todas as coisas ruins que ele fez enquanto era um vampiro sem alma. E por isso, ele decide lutar contar o mal.

A série teve 5 temporadas entre 1999 e 2004, com 110 episódios.

@guimaraesedu

Deixe um comentário