Gilberto Gil, 80

Gilberto Gil, 80

Foto: Reprodução/Facebook

O Brasil comemora neste domingo (26) os 80 anos de um de seus maiores artistas: Gilberto Gil. E como com todo nome genial das artes, o mundo de Gil (ex-ministro da Cultura) vai muito além da música – e invade também o cinema. Como homenagem, portanto, aqui vai uma listinha de como o cinema e Gil se encontraram nestes 80 anos, sempre andando com fé! Viva Gil!

Os Doces Bárbaros (1981, Jom Tob Azulay): “O documentário registra a comemoração dos dez anos de carreira de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, que formaram o grupo intitulado ‘Os Doces Bárbaros’.” Disponível no Globo Play. Com o complemento de Outros (Doces) Bárbaros (2002, Andrucha Waddington), documentário sobre a reunião do grupo em 2002, após 26 anos, para dois shows ao ar livre. Disponível no Youtube da gravadora Biscoito Fino.

Corações a Mil (1981, Jom Tob Azulay): “A tiete Su (Regina Casé) é apaixonada pelo cantor Gilberto Gil. Jairo (Joel Barcellos) é um jornalista de um grande veículo de comunicação, que lhe atribui a tarefa de desvendar a fórmula secreta utilizada pelo cantor.” Gil também foi produtor do filme, que leva o nome de uma de suas canções. Disponível no Prime Video por meio do Looke.

Infinita Tropicália (1986, Adilson Ruiz) e Tropicália (2012, Marcelo Machado) são documentários sobre o movimento tropicalista, que teve Gil como um de seus principais representantes. Ambos estão disponíveis no Youtube, e o filme de Machado esteve em festivais renomados como É Tudo Verdade, Telluride e Buenos Aires. Complemento com o também documentário Futuro do Pretérito (2012, Francisco Cesar Filho, Ninho Moraes).

Canções do Exílio (2011, Geneton Moraes Neto): “Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé e Jorge Mautner relembram momentos marcantes vividos durante a ditadura. O registro apresenta os acontecimentos decorrentes do cárcere, da vida no exílio e do retorno ao país.” Fez parte do festival É Tudo Verdade em 2021. Disponível no Canal Brasil.

Viva São João (2002, Andrucha Waddington): “Em 2001, durante a turnê do cantor Gilberto Gil pelas festas juninas do Nordeste e do Sudeste do Brasil, vários personagens são entrevistados, fazendo sempre um paralelo sobre a história das festas de São João e sua importância para a comunidade local.” Parte da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Disponível no Youtube.

Viramundo: uma viagem musical com Gilberto Gil (2013, Pierre-Yves Borgeaud): “Depois de cinco décadas de uma sólida carreira como um dos mais importantes artistas do Brasil, Gilberto Gil embarca em uma nova turnê no Hemisfério Sul. Do Brasil para a Austrália e África do Sul, um retrato estrangeiro sobre um artista próximo que nos revela a universalidade de suas visões e pontos de vista.” Documentário franco-suíço, com exibição no Festival do Rio e no Visions du Réel, em Nyon.

Gilberto Gil Antologia Vol.1 (2019, Lula Buarque de Hollanda): “​O documentário passeia por obras compostas pelo músico baiano entre 1968 e 1987. Gil revela suas visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira neste turbulento momento histórico brasileiro. O filme é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.​” Festival do Rio de 2019.

Refavela 40 (Mini Kerti, 2019): “Documentário HBO Latin America Original que revisita o icônico álbum de Gilberto Gil, por ocasião da celebração dos 40 anos de lançamento.” Disponível no HBO Max.

Em Casa com os Gil (2022, Andrucha Waddington, Pedro Waddington, Rebeca Diniz): “Em Casa com os Gil acompanha uma das famílias mais famosas da música brasileira durante a criação de uma turnê histórica, que vai reunir todas as gerações da família no palco pela primeira vez. Os Gil se encontram para um retiro criativo no interior do Rio de Janeiro e você vai assistir aos bastidores de tudo que acontece nessa preparação para um dos shows mais esperados do ano.” Série de cinco episódios com cerca de 35 minutos cada, recém lançada pelo Prime Video.

Deixe um comentário