
Morreu neste domingo, aos 79 anos, Sir Frank Williams, um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, tido como o último dos “garagistas” de meados do século passado. Fundador e ex-chefe de equipe da Williams, que está entre as mais bem sucedidas escuderias da história da maior categoria do automobilismo mundial, Frank Williams também tem uma história com o cinema.
Em 2017, ainda antes da venda da equipe ao fundo de investimentos norte-americano que comanda a Williams hoje em dia, a equipe e seu principal nome foram tema de um interessantíssimo documentário dirigido por Morgan Matthews e produzido pela BBC, intitulado justamente “Williams”. Uma homenagem e um retrato merecido de um dos grandes gênios da Fórmula 1, ainda em vida.
Recomendo que todos que puderem o assistam hoje, ou assim que possível – como homenagem ou mesmo para conhecer melhor essa história importantíssima. “Focando na carreira e família de seu lendário fundador, este documentário britânico conta a extraordinária da equipe Williams de Fórmula 1, de seu nascimento aos dias atuais”, diz a sinopse.
As avaliações de “Williams”, o filme, também são muito positivas – nota 93% no Rotten Tomatoes. O documentário conta com depoimentos de gente do quilate de campeões mundiais como Sir Jackie Stewart, Nelson Piquet e Nigel Mansell, além de seu sócio Patrick Head.
Frank Williams lançou sua primeira equipe ainda no final dos anos 60, mas não obteve muito sucesso antes de voltar à categoria em 1977, com a Williams atual, e aí sim deslanchar – somando nove títulos de construtores e sete de pilotos entre 1980 (com Alan Jones) e 1997 (com Jacques Villeneuve). Um deles veio com Nelson Piquet, em 1987. Foi também em um carro da Williams que Ayrton Senna morreu, em Ímola 1994. Recomendo o texto de Flavio Gomes sobre Frank Williams, de fato um personagem ímpar, também marcado pelo acidente sofrido na França, em 1986, que o deixou tetraplégico.
Antes da venda, no ano passado, para a Dorilton Capital (que manteve o nome da equipe), a Williams vinha sendo comandado por sua filha Claire, mantendo as tradições familiares. A causa da morte de Frank não foi revelada. Fica aqui a dica do dia – e que Sir Frank Williams descanse em paz.