Top 5 Plano Sequência

Top 5 Plano Sequência

Salve galera.

Alguns filmes utilizam uma técnica chamada PLANO SEQUÊNCIA.

Nesta técnica, uma grande cena é filmada direta, sem cortes. Lógico que graças a tecnologia de hoje, é possível efetuar cortes sem que o espectador perceba.

Por isso, hoje vamos falar do Top 5 Plano Sequência.

Vale apenas destacar que não irei incluir nesta lista filmes como 1917 (2019 / dir. Sam Mendes), Festim Diabólico (Rope, 1948 / dir. Alfred Hitchcock) ou Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância (Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance), 2014 / dir. Alejandro González Iñárritu), porque eles foram filmados inteiramente em plano sequência. Iremos focar apenas filmes que apresentam o plano sequência apenas em uma determinada cena ou momento do filme.

5 – Filhos da Esperança (Children of Men, 2016 / dir. Alfonso Cuarón)

O filme mostra um futuro em que a humanidade está à beira do colapso, porque as pessoas se tornaram inférteis. E uma mulher, que parece ser a resposta para resolver este problema, precisa ser protegida.

O filme é estrelado por Clive Owen, Julianne Moore e Michael Caine.

O plano sequência se passa dentro de um carro, quando Theo Faron (Owen) e Julian Taylor (Moore) estão levando a única mulher grávida para a Inglaterra.

4 – Olhos de Serpente (Snake Eyes, 1998 / dir. Brian de Palma)

Estrelado por Nicolas Cage, Gary Sinise, Carla Gugino e John Heard, o filme mostra o assassinato de um político durante uma luta de boxe em Las Vegas.

Não é um dos melhores trabalhos de Cage, mas comparado ao que ele tem feito ultimamente, é uma obra de arte.

E o plano sequência na abertura do filme é sensacional. Ela começa do lado de fora do cassino e vai acompanhando o detetive Rick Santoro (Cage) até a luta, quando acontece o assassinato.

3 – Boogie Nights – Prazer Sem Limites (Boogie Nights, 1997 / dir. Paul Thomas Anderson)

Talvez um dos melhores trabalhos de Paul Thomas Anderson, o filme mostra os bastidores do cinema pornô na década de 70.

O elenco é formado por uma verdadeira constelação: Mark Wahlberg, Burt Reynolds, Julianne Moore, Don Cheadle, John C. Reilly, William H. Macy, Heather Graham, Luis Guzmán, Philip Seymour Hoffman e Alfred Molina.

E no começo do filme, acompanhamos o plano sequência desde a chegada de Maurice T. Rodriguez (Luis Guzmán) a uma boate. E lá dentro vamos acompanhando diversos personagens entre garçons e pessoas dançando.

2 – O Protetor (Tom Yum Goong, 2005 / dir. Prachya Pinkaew)

Filme tailandês estrelado por Tony Jaa, se torno um marco nas cenas de lutas.

Isso se deve ao plano sequência onde Kham (Tony Jaa) sobe as escadas de um hotel, enfrentando diversos adversários.

A câmera acompanha o ator subindo com ele pelas escadas ou quando ele entra nos quartos.

1 – Em Ritmo de Fuga (Baby Driver, 2017 / dir. Edgar Wright)

O filme por sim já conta com um ritmo alucinante, com diversas cenas de perseguição.

E a cena dos créditos iniciais, a câmera segue Baby (Ansel Elgort) quando ele vai comprar café, ao som de Harlem Shuffle, de Bob & Earl, é sensacional.

@guimaraesedu

Deixe um comentário