Gerd Wenzel nas telas

Gerd Wenzel nas telas

paulo junior on Twitter: "Meu Amigo Alemão no ar, de graça, na programação  do CINEfoot de agora até a tarde de terça. Um salve pela colaboração de  tantas amigas e amigos num

Conheci a dona deste espaço, a Anna Barros, há uns dez anos, porque ambos éramos fãs de esporte da ESPN Brasil, participando assiduamente das transmissões – alguns de nós, que povoávamos o saudoso “mural”, acabamos desenvolvendo uma boa relação também fora de lá. Digo isso porque uma das estrelas daquele canal era o comentarista Gerd Wenzel, hoje na OneFootball, que sempre achei que merecia um livro ou um documentário para contar sua história. E agora, finalmente, ele ganhou um curta!

“Meu Amigo Alemão: As Vidas de Gerd Wenzel”, dirigido por Paulo Junior, estreou na última semana no CINEFoot e conquistou a medalha de prata como curta-metragem. Em 18 minutos, narra um pouco da história de Wenzel além das transmissões esportivas – um rapaz que nasceu na Alemanha, enfrentou os terrores da Segunda Guerra, migrou para o Brasil, estudou teologia, se tornou pastor, foi perseguido pela ditadura militar e tem muita, muita história para contar.

Recomendo a matéria da Trivela sobre o curta, publicada no último dia 20, que detalha um pouco mais o que envolve a produção.

Minha já enorme admiração pelo Wenzel apenas aumentou quando o entrevistei, em 2011, para um blog que mantinha com o companheiro Almir Júnior, o “Revista dos Esportes”. Wenzel foi de gentileza e atenção ímpares comigo, que tinha só 13 anos, e respondeu a todas as perguntas em detalhes.

Alguns meses depois daquela conversa, com viagem marcada para Munique, indo pela primeira vez para a Europa, arrisquei mandar um e-mail a ele perguntando algumas coisas sobre a Alemanha, pedindo algumas dicas, sem esperar qualquer resposta. Mas Wenzel respondeu, mais uma vez, com enorme atenção e gentileza.

Foi conhecer melhor sua história, à época, que me fez pensar que ele merecia muito um livrou ou filme para contá-la – agora, aconteceu. Cumprimento a ele e ao Paulo Junior pelo curta e convido os leitores do “Poltrona” a assisti-lo assim que possível.

Sinopse: Meu amigo alemão
Gerd Wenzel nasceu em Berlim, e ainda garoto chegou ao Brasil como refugiado da Alemanha Oriental. Aqui, foi pastor, se descobriu comentarista de futebol e, hoje, recuperou a militância social e política. Aos 75 anos, depois de fugir da Segunda Guerra, superar o nazismo, ser perseguido pela ditadura militar e nunca se cansar da luta pela liberdade… Gerd, um bom amigo, tem uma história a contar.

https://platform.twitter.com/widgets.js

Deixe um comentário