Salve galera.
Hoje em dia os filmes de super-heróis dos quadrinhos estão em alta, com grandes estrelas do cinema querendo participar de produções milionárias.

Mas nem sempre foi assim. Principalmente na década de 80 e 90, tivemos que aceitar filmes muito ruins, porque não havia opções.
Mesmo os filmes de heróis independentes (que não são da Marvel Comics ou da DC Comics) eram muito ruins.
Então vamos ao Top 5 Filmes Ruins de Super-Heróis.
5 – Justiceiro (The Punisher, 1989 / dir. Mark Goldblatt)

Este filme não é exatamente ruim; mas também não podemos considerá-lo bom. O elenco tem bons nomes, como Dolph Lundgren, Louis Gossett Jr. e Jeroen Krabbé. E o roteiro é aceitável, porque mostra um Justiceiro mais sombrio, lembrando um pouco a fase do personagem nas HQs na década de 80.
Mas os furos no roteiro (eu disse que ele é aceitável, não bom) acabam tornando a história bem cansativa. O filme também sofreu com os cortes, deixando-o ainda mais sem pé nem cabeça.
4 – Capitão América – O Filme (Captain America, 1990 / dir. Albert Pyun)

O filme é uma tentativa esforçada da Marvel de responder ao lançamento do Batman dirigido por Tim Burton em 1989. Mas não passa disso.
O roteiro é confuso e os efeitos especiais são de quinta categoria. No Brasil, saiu direto em vídeo e até que teve uma campanha dentro das HQs da Editora Abril para divulgar o filme.
Vale uma curiosidade sobre a produção: o uniforme do Capitão no filme é o mais similar das HQs já feito, até mesmo se comparado aos filmes atuais. Mas a equipe de produção não conseguia colocar as orelhas de fora da máscara como nos quadrinhos. Então a solução foi prender orelhas de borracha do lado da cabeça do ator Matt Salinger.
Também temos de destacar o escudo de plástico utilizado. Em certos momentos, é possível ver ele se dobrando, principalmente quando bate em algum objeto.

3 – Liga da Justiça (Justice League of America, 1997 / dir. Félix Enríquez Alcalá)

Não podemos chamar esta obra de filme, porque ele foi desenvolvido como o piloto para uma série de TV que nunca foi para frente. Mas chegou a passar na TV americana e aqui no Brasil.
O filme mostra os heróis da Liga se juntando para enfrentar o Mago do Tempo (Miguel Ferrer). A equipe é formada pelo Lanterna Verde (Matthew Settle), Gelo (Kimberly Oja), Átomo (John Kassir), Fogo (Michelle Hurd) e Flash (Kenny Johnston). E depois de derrotarem o Mago do Tempo, os heróis se unem ao Caçador de Marte (David Ogden Stiers) para formar a Liga em definitivo.
Alguns detalhes do filme chamam a atenção dos fãs dos quadrinhos: o Lanterna Verde do filme é Guy Gardner e não Hal Jordan, personagem fundador da Liga nas HQs; nas revistas, a personagem Fogo é a brasileira Beatriz da Costa, mas no filme não é feita nenhuma menção a sua origem e seu nome é B.B. da Costa; o filme mostra os personagens em forma de pseudodocumentário (similar a série The Office), para tentar contar suas origens.
Por ser um filme de TV, o orçamento é muito baixo, então como podem imaginar, os efeitos especiais acompanham os investimentos.
2 – Rocketter (The Rocketeer, 1991 / dir. Joe Johnston)

Grande aposta da Disney para o verão de 1991, o filme foi um tremendo fracasso.
A história é inspirada no personagem Rocketter, publicado na década de 80 pela Pacific Comics. Nas histórias passadas em 1938 na Califórnia, o piloto Cliff Secord descobre uma mochila a jato, roubada por alguns gangsters. E depois de descobrir como usá-la, ele resolve se tornar o Rocketeer e lutar contras os espiões nazistas que estão tentando derrotar os Estados Unidos durante a Segunda Guerra.
Novamente temos um elenco de peso, com nomes como Bill Campbell, Alan Arkin, Jennifer Connelly e Timothy Dalton. E os efeitos especiais podem ser considerados bons.
Mas o personagem não cativa e a história é cheia de clichês.
A única coisa boa de Rocketter foi que nesta época, a Marvel pensava em lançar um filme baseado no Homem de Ferro. E o fracasso do longa da Disney fez a Casa das Ideias desistir do projeto. E somente nos anos 2000 é que o projeto foi retomado.
1 – Quarteto Fantástico (The Fanstastic Four, 1994 / dir. Oley Sassone)

Filme que se tornou famoso por nunca ter sido lançado. E para os fãs da franquia, isso foi uma benção.
O longa foi produzido por Roger Corman, produtor, diretor, escritor e ator de filmes B. E o orçamento do filme foi de apenas U$S 1 milhão.
Então como podem imaginar, a equipe teve que fazer economia em alguns setores do filme: elenco, efeitos, roteiro e direção.
O filme deveria ter sido lançado em janeiro de 1994, mas dias antes do evento de lançamento, a produtora recolheu os negativos e todo o material promocional. Diz a lenda que a Marvel Comics impediu o lançamento, com medo de prejudicar as HQs do Quarteto Fantástico.
Mas hoje é possível encontrar o filme inteiro no Youtube.
Então se quiser assistir, é por sua conta e risco.