Salve galera.

É carnaval. A folia da corte de Momo está se espalhando nas ruas brasileiras.
Então nada mais carnavalesco que nosso Top 5 Filmes de Carnaval.
5 Mulheres do Brasil (2006 / dir. Malu de Martino)

O filme mostra a história de 5 mulheres que vivem diferentes dramas pelo Brasil.
A história da carioca Telma (Roberta Rodrigues), que além de enfrentar os problemas cotidianos da cidade, tem que lutar para manter uma tradição familiar: ser uma porta-bandeira nota 10 do carnaval do Rio de Janeiro.
Tanto esta quanto as outras histórias do filme são maravilhosas.
O filme ainda conta com a participação de Camila Pitanga, Bete Coelho, Dira Paes, Deborah Evelyn, Tuca Andrade e Dalton Vigh.
4 Trinta (2014 / dir. Paulo Machline)

Cinebiografia de talvez um dos maiores carnavalescos cariocas da história da Marques de Sapucaí: Joãozinho Trinta, que no filme é interpretado por Matheus Nachtergaele.
O elenco ainda conta com Milhem Cortaz, Paolla Oliveira, Marco Ricca, e Tato Gabus Mendes.
3 Alô, Alô, Carnaval (1936 / dir. Adhemar Gonzaga)

Um dos clássicos do cinema brasileiro da década de 1930.
O filme conta a história de dois autores (Barbosa Júnior e Pinto Filho), que tentam vender um espetáculo para um cassino. Mas o dono do local prefere uma atração vinda da França, que acaba sendo cancelada. Então ele aceita patrocinar a ideia dos dois.
O filme ainda conta com participações de Oscarito, Carmen Miranda e Lamartine Babo.
2 Ó Paí, Ó (2007 / dir. Monique Gardenberg)

Esta comédia foca na vida de um cortiço no Pelourinho, em Salvador, poucos dias antes do Carnaval. A evangélica dona do local, irritada com a bagunça do lugar, decide fechar a água e por um fim na farra.
O elenco conta com grandes nomes e alguns que estavam começando a ganhar destaque no cenário nacional: Lázaro Ramos, Stênio Garcia, Wagner Moura, Emanuelle Araújo e Dira Paes.
1 Orfeu Negro (1959 / dir. Marcel Camus)

Baseado na tragédia grega de Orfeu e Eurídice, o filme conta uma história de amor e morte no carnaval carioca.
Eurídice (Marpessa Dawn) vai para o Rio de Janeiro para se esconder de um homem (Adhemar Ferreira da Silva), que a perseguiu no Sertão Nordestino e tem a intenção de matá-la.
No Rio, ela conhece Orfeu (Breno Mello) e então eles começam a namorar. Mas o homem que estava perseguindo Eurídice acaba a encontrando no último dia de carnaval e ela acaba morrendo em um acidente dentro de um galpão.
Indiretamente Orfeu foi o responsável pela morte da mulher amada e na quarta-feira de cinzas, depois de roubar o corpo dela do IML, ele acaba sendo morto pela sua ex-noiva Mira (Lourdes de Oliveira).
O filme teve um remake dirigido por Cacá Diegues em 1999 e foi estrelado por Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício, Isabela Fillardis, Milton Gonçalves, Zezé Mota e Cassiano Gabus Mendes.