Salve galera.
O cinema é um universo que mexe com várias sensações: medo, amor, suspense, alegria entre outros.

E uma que aparece com certa frequência é a fome. Por isso, vamos ao nosso Top 5 Filmes Sobre Gastronomia.
5 Sem Reservas (No Reservations, 2007 / dir. Scott Hicks)

Comédia romântica simples e bem temperada.
Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é uma das maiores chefes de cozinha de Nova York. Metódica e perfeccionista, ela comanda sua cozinha com mão de ferro. Mas ela perde a irmã e assume a responsabilidade de cuidar da sobrinha. E para isso, resolve contratar o chefe Nick Palmer (Aaron Eckhart), que é totalmente contrário dela.
E apesar de se sentir intimidada, como toda comédia romântica, eles acabam juntos no final.
4 Como Água para Chocolate (Como Agua para Chocolate, 1992 / dir. Alfonso Arau)

Filme Mexicano, que conta a história de Tita (Lumi Cavazos), filha mais nova que, por tradição, tem que cuidar da mãe até sua morte. Mas ela se apaixona por Pedro (Marco Leonardi), que é proibido de casar com a menina.
Mas a mãe de Tita sugere que Pedro se case com a irmã mais velha e ele aceita, apenas para ficar perto do seu verdadeiro amor.
É um filme maravilho, apesar de ser um pouco lento. Mas acompanhamos o crescimento de Tita e como ela se torna uma maravilhosa cozinheira e como ela coloca seus sentimentos em seus pratos.
3 Julie & Julia (2009 / dir. Nora Ephron)

Só o elenco vale é motivo suficiente para assistir ao filme: Meryl Streep, Amy Adams e Stanley Tucci.
Mas este filme não é só elenco, tem uma história maravilhosa também. A blogueira de culinária Julie Powell (Adams) tenta recriar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child (Streep).
Impossível não se apaixonar por este filme.
2 Ratatouille (Ratatui, 2007 / dir. Brad Bird)

Talvez depois de Mickey Mouse e Jerry, Rémy (Patton Oswalt) seja o rato mais famoso do cinema.
Esta animação da Disney/Pixar conta a história do rato que queria ser cozinheiro. E para isso, ele contará com a ajuda de Alfredo Linguini (Lou Romano), filho de um dos mais famosos chefes do mundo: Auguste Gusteau (Brad Garrett).
E juntos eles vão tentar revolucionar a culinária francesa.
1 A Festa de Babette (Babettes Gæstebud, 1987 / dir. Gabriel Axel)

Talvez o maior clássico quando se fala de culinária no cinema.
O filme conta a história de Babette Harsant (Stéphane Audran), que foge da França para a Dinamarca durante a repressão à Comuna de Paris.
Ela acaba virando cozinheira de duas irmãs idosas e solteiras. Durante anos, o único laço que ela mantem com Paris é um bilhete de loteria que um amigo compra e o envia todos os anos. Até que um dia Babette ganha na loteria e resolve preparar um baquete para todos os moradores da vila onde ela está refugiada.
É um filme maravilhoso, que deixa você com água na boca.