Salve galera.
Não sei se vocês sabem, mas eu já escrevi para outros sites, principalmente sobre HQs e cultura pop.
E como todo bom escritor, você tem textos que considera particularmente excelentes.
Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um texto que escrevi em março de 2014 para o site CRUZADOR FANTASMA.

Este site era especializado em quadrinhos e tive o prazer de escrever lá por quase 2 anos.
Por isso, vou pedir licença para vocês e republicar este artigo, onde falo um pouco sobre a produção do filme Superman Lives, filme escrito por Kevin Smith e dirigido por Tim Burton e estrelado por Nicolas Cage e que nunca chegou a ser filmado.
E para quem não conhece Kevin Smith, vou falar um pouco sobre ele antes do texto.
Kevin Smith é diretor e roteirista de diversos filmes, como O Balconista (Clerks – 1994), Barrados no Shopping (Mallrats – 1995) e Procura-se Amy (Chasing Amy – 1997) entre outros. Seus filmes focam sempre em jovens subúrbios americanos e muito em diálogos inteligentes. Ele também chegou a escrever algumas histórias do Demolidor e do Homem Aranha para a Marvel Comics e do Arqueiro Verde e do Batman para DC Comics.
*************************************************************************************
Salve galera.
Todo mundo já deve ter ouvido a história de que Kevin Smith esteve perto de escrever um filme do Superman na década de 90, que seria dirigido por Tim Burton.

Vamos rapidamente nos posicionar no tempo/espaço antes de seguirmos: estamos em 1996, Barrados no Shopping, segundo filme de Kevin Smith, sucesso entre os adolescentes e fãs de HQs, tinha estreado em 1995 e em 1997 seria lançado Procura-se Amy, terceiro filme que envolve os personagens Jay e Silent Bob. Em 1995 também tinha sido lançado Batman Eternamente, sem Burton na direção, que assumiu apenas a produção do longa. E o Cavaleiro das Trevas foi interpretado por Val Kilmer e não mais por Michael Keaton.

O projeto foi chamado de Superman Lives, porque contaria a história da morte e ressurreição do Homem de Aço.
O roteiro basicamente conta como Brainiac destrói Krypton e se junta a Lex Luthor para matar o Superman. Além destes personagens, o filme também contaria com a participação do Erradicador, Pistoleiro, Apocalypse e Batman.

Mas, Tim Burton e o produtor Jon Peters resolveram alterar muito no roteiro, fazendo com que Kevin Smith saísse do projeto. As principais mudanças propostas por Burton e Peters eram de que o Superman não iria voar, ele teria um Supermóvel para se locomover; e o uniforme azul e vermelho clássico seria substituído por um uniforme elétrico ou uma armadura kryptoniana preta.
Logo após a saída de Smith, foi contratado Nicolas Cage para o papel do Superman e Michael Keaton repetiria seu papel como Batman. Vale destacar que Cage teve vários atritos com Burton, visando trazer de volta o uniforme clássico e o poder de voar.

Teoricamente esta é a versão “oficial” do que aconteceu e que levou o projeto de um novo filme do Superman ser engavetado por quase uma década.
Mas temos também a versão do próprio Kevin Smith. Nos dois vídeos abaixo, podemos vê-lo contando o que aconteceu. E segundo ele, quem mexeu muito no conceito do personagem foi Jon Peters. E ele foi desligado do projeto somente quando Tim Burton foi contratado.
E mesmo que esta não seja a versão oficial, com certeza é a mais divertida. Vale muito a pena ver!
E no final do ano deve ser lançado o documentário Death of Superman Lives: What Happened?, que deve esclarecer o que realmente aconteceu durante a produção do filme do Homem de Aço.

O documentário foi dirigido e produzido Jon Schnepp e foi inteiramente financiado através do Kickstarter.
É aguardar para ver.
*************************************************************************************
Mais uma observação importante: o documentário Death of Superman Lives: What Happened? já foi lançado e pode ser encontrado no Youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=aGq_xdeyw_c
TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE CRUZADOR FANTASMA EM MARÇO DE 2014