Salve galera.
Recentemente, um assunto voltou a moda no Brasil: hackers.
Quem são estes nerds? Onde eles vivem? O que comem? Como se reproduzem?

Pensando nisso, resolvi fazer nosso Top 5 desta semana sobre Filmes de Hackers.
5 – Hackers – Piratas de Computador (Hackers, 1995 / dir. Iain Softley)

Vamos começar nossa lista pelo filme mais datado e exagero.
Um hacker conhecido como Zero Cool (Johny Lee Miller), famoso por ter invadido os computadores de Wall Street com apenas 11 anos, finalmente pode voltar a mexer com computadores. E junto com Acid Burn (Angelina Jolie) e outros hackers, acabando descobrindo um esquema para roubar US$ 25 milhões de uma empresa.
O filme é ruim. Mas acabou virando cult por ser um dos primeiros filmes da Angelina Jolie.
4 – A Senha Swordfish (Swordfish, de 2001 / dir. Dominic Sena)

A ideia do filme é até boa: o espião Gabriel Shear (John Travolta) recruta o hacker Staley Jobson (Hugh Jackman) para roubar dinheiro do governo americano para financiar sua guerra particular contra o terrorismo.
Mas o filme se perde em um roteiro confuso e cheio de clichês. Uma pena.
O elenco ainda conta com Halle Berry, Don Cheadle e Sam Shepard.
3 – Inimigo do Estado (Enemy of the State, 1998 / dir. Tony Scott)

Com um elenco de peso e Tony Scott na direção, este thriller não decepciona.
Na trama, o advogado Robert Clayton Dean (Will Smith) acaba se envolvendo em uma conspiração para acobertar o assassinato de um congressista americano. E somente com a ajuda do hacker (e paranoico) Edward “Brill” Lyle (Gene Hackman), ele poderá provar sua inocência.
É um filme meio datado, mas ainda vale a pena assistir.
2 – A Rede (The Net, 1995 / dir. Irwin Winkler)

Estrelado por uma Sandra Bullock no início de carreira, sob vários aspectos podemos considerar este filme como visionário.
Angela Bennett (Bullock) é uma programadora solitária, que vive sua vida dentro da internet. Mas acidentalmente ela recebe um programa de computador, capaz de dar acesso a qualquer software. E se torna alvo de uma empresa que pretende controlar a vida das pessoas.
Apesar de datado, o filme mostra várias coisas que se tornaram realidade: relacionamentos virtuais, compras online de tudo e pessoas que cada vez mais vivem dentro da rede, com medo de relacionamentos pessoais.
1 – Jogos de Guerra (War Games, de 1983 / dir. John Badham)

Um dos maiores clássicos sobre hackers do cinema.
O estudante David Lightman (Matthew Broderick) acaba se conectando sem querer ao computador responsável pelo sistema de defesa dos Estados Unidos.
E enquanto ele acha que está participando de um jogo online, ele na verdade está quase provocando a Terceira Guerra Mundial.
Um filme que apesar de datado, é extremamente divertido.