Espero tua (re)volta: exibição e debate

Espero tua (re)volta: exibição e debate

A diretora Eliza Capai lançou em agosto deste ano o documentário “Espero tua (re)volta”, que retrata as ocupações estudantis ocorridas em São Paulo em 2015 sob o ponto de vista de jovens relacionados aos atos e aborda também o contexto político-social dos últimos anos – o longa remete até 2013. O filme conquistou o prêmio da Anistia Internacional e o Prêmio da Paz no Festival de Berlim de 2019, e agora Capai promove a exibição do longa seguida de debates.

Espero_Revolta_bxO evento ocorre no próximo dia 3 de outubro, quinta-feira, na Escola de Comunicações e Artes da USP, às 18h30. Organizada pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, a exibição contará com o diálogo de Capai com os professores Henri Gervaiseau e Renato Levi e com o público presente.

Um bom momento para compreensão do cenário político brasileiro recente; do que se passa pela cabeça de uma parcela atuante dos jovens nesse contexto; de prestígio a um filme que obteve reconhecimento internacional, mas que careceu de atenção em casa; e de debate em um momento de extremismos, o que é sempre um alento.

ESPERO TUA (RE)VOLTA (93 min, Brasil, 2019)
“Espero tua (re)volta” traz o ponto de vista das lutas estudantis a partir do olhar de três jovens, ex-secundaristas: Lucas “Koka”, Marcela Jesus e Nayara Souza. Eles relembram os eventos de 2013, até chegarem ao processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e à vitória do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro em 2018. O ponto central do filme são as ocupações das escolas paulistas em 2015, em resposta a reorganizaçãoescolar anunciada pelo governo paulista de Geraldo Alckmin. A proposta previa o fechamento de mais de 90 escolas e o remanejamento de cerca de 300 mil alunos para outras unidades. Sob o lema “Ocupar e resistir”, os estudantes protagonizaram a ocupação de mais de 200 escolas, o que serviu de inspiração para jovens de todo o país.

SERVIÇO – Exibição e debate
Eliza Capai (diretora), Renato Levi, Henri Gervaiseau (professores da USP)
Data e hora: 03 de outubro, quinta-feira, às 18h30
Local: Auditório A, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão – ECA-USP

Deixe um comentário