Salve galera.
Vai estrear nos cinemas nacionais o filme Era Uma Vez em… Hollywood (Once Upon a Time in… Hollywood). Estrelado por Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie, o filme de Quentin Tarantino tem como pano de fundo a indústria do cinema americano no final da década de 60.

E pensando nesta ideia, vamos fazer nosso Top 5 de hoje falando sobre Filmes sobre o Cinema.
E como o filme do Tarantino é uma mistura de ficção com realidade, nesta lista vale tudo: histórias reais e ficção.
5 – O Nome do Jogo (Get Shorty, 1995 / dir. Barry Sonnenfeld)

Nesta comédia, Chili Palmer (John Travolta) é um mafioso que decide largar a vida de crimes para se tornar produtor de cinema.
É um filme com um roteiro muito inteligente e com um elenco recheado de grandes nomes, como Gene Hackman, Rene Russo e Danny DeVito.
Teve uma continuação, onde Palmer vai se aventurar na indústria da música, mas como o diretor Barry Sonnenfeld se afastou do projeto, o filme acabou sendo muito fraco.
4 – Barton Fink – Delírios de Hollywood (Barton Fink, de 1991 / dir. Irmãos Coen)

O filme se passa em 1941, quando o dramaturgo Barton Fink (John Turturro) sai de Nova York e vai para Hollywood escrever roteiros para um estúdio de cinema.
Mas ele passar a sofrer de um bloqueio criativo, que o força a interagir com as pessoas excêntricas que vivem no mesmo hotel que ele.
O elenco tem nomes como John Goodman, Judy Davis, Steve Buscemi e Tony Shalhoub.
3 – Los Angeles Cidade Proibida (L.A. Confidential, de 1997 / dir. Curtis Hanson)

Passado no início da década de 50, mostra a investigação de 3 detetives contra a corrupção da polícia. E que não envolvem apenas policiais, mas também políticos e estrelas de cinema.
Los Angeles respirava cinema neste tempo, tanto que é abordado um esquema de prostituição envolvia garotas se pareciam com atrizes famosos.
O elenco conta com nomes como Kevin Spacey, Russel Crowe, Guy Pearce, Danny DeVito e Kim Basinger. Por sinal, o papel da prostituta Lynn Bracken rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Basinger.
2 – Ed Wood (1994 / dir. Tim Burton)

Uma das diversas parcerias entre o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp (e talvez o melhor trabalho da dupla), retrata a vida e obra do cineasta Ed Wood, considerado o pior diretor da história do cinema.
É um retrato bem interessante da indústria do cinema na década de 50.
Um filme imperdível.
1 – Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain, 1952 / dir. Stanley Donen e Gene Kelly)

Talvez um dos maiores musicais da história, o filme se passa na transição do cinema mudo para os filmes falados.
É um filme que nunca envelheceu. As atuações de Gene Kelly, Debbie Reynolds e Donald O’Connor são fantásticas.