Salve galera.
O Oscar é a principal premiação do cinema mundial. Muitas estrelas de Hollywood lutam anos para ganhar um prêmio.
E muitas, nunca ganharam (como Alfred Hitchcock) ou demoraram anos para ganhar (como Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese).
Normalmente a premiação é chata, monótona, sem surpresas.
Mas em poucas ocasiões, a zebra corre solta entre os vencedores. E por isso, vamos relembrar 5 vezes que fomos surpreendidos no Oscar.

Apenas uma observação: irei montar a lista seguindo a ordem cronológica. Não significa que a primeira zebra seja a maior de todas.

1957 – A Volta ao Mundo em 80 Dias ganha o prêmio de Melhor Filme

A disputa era acirrada naquele ano. E três filmes despontavam como favoritos ao prêmio: O Rei e Eu, Os Dez Mandamentos e Assim Caminha a Humanidade.
O que ninguém esperava era que a comédia estrelada por David Niven e Cantinflas levasse a estatueta de melhor filme.
É lógico que esta é a melhor adaptação do livro de Julio Verne, além de ser um excelente filme. E devida a forte concorrência daquele ano, o prêmio foi uma surpresa para todos.
1977 – Rocky Um Lutador vence na categoria Melhore Filme

Novamente o filme com menos prestígio levou o prêmio, vencendo concorrentes muito fortes.
Além do filme estrelado por Sylvestre Stallone, foram indicados em 1977 Rede de Intrigas, Todos os Homens do Presidente e Taxi Driver.
Outra surpresa no mesmo ano foi John G. Avildsen ganhar como Melhor Diretor por Rocky Um Lutador, vencendo nomes de pesos como Sidney Lumet e Ingmar Bergman.
1996 – Mira Sorvino vence Melhor Atriz Coadjuvante
Em 1996 a zebra foi Mira Sorvino, que interpretou uma prostituta em Poderosa Afrodite, de Woody Allen.
Não que o filme seja ruim, pelo contrário, está entre os melhores de Allen. Mas Mira Sorvino venceu nomes de peso, como Kate Winslet e Joan Allen.
E para falar a verdade, ela mereceu.
1997 – Cuba Gooding Jr. vence como Melhor Ator Coadjuvante

Apesar de não ser o melhor filme de Cameron Crowe, Jerry Maguire – A Grande Virada permitiu que Cuba Gooding Jr. pudesse mostrar todo seu talento.
Tanto que levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, vencendo Edward Norton, Armin Mueller-Stahl, William H. Macy e James Woods.
O problema é que após a premiação, a carreira de Cuba não decolou e ele acabou fazendo filmes ruins e comédias sem graças. Poucos são os trabalhos em que ele se destaca após Jerry Maguire.
1998 – Shakespeare Apaixonado ganha Melhor Filme / Gwyneth Paltrow de Melhor Atriz

A premiação de 1998 guardou duas surpresas para o público: Shakespeare Apaixonado ganhou como Melhor Filme e Gwyneth Paltrow como Melhor Atriz.
Na categoria Melhor Filme, a comédia venceu pesos pesados, como O Resgate do Soldado Ryan, Além da Linha Vermelha e Elizabeth. Vale destacar que A Vida é Bela também concorria como Melhor Filme, mas ele tinha mais chances na categoria Melhor Filme Estrangeiro, tanto que levou a estatueta.
E para Melhor Atriz, Gwyneth Paltrow concorria contra Cate Blanchett, Meryl Streep e correndo por (muito) fora, Fernanda Montenegro.
Shakespeare Apaixonado não é um filme ruim. Pelo contrário: é uma comédia excelente. Assim como Gwyneth Paltrow é uma excelente atriz. Mas os concorrentes que eles venceram eram nomes de muito peso e por isso a surpresa.