Salve galera.
Apesar do cinema ser uma arte sem pretensão nenhuma de mostrar a realidade, diversos filmes são baseados em fatos reais.
E entre estes filmes existem histórias que apesar de parecerem totalmente fantasiosos, são sim baseadas em relatos que realmente aconteceram.
E por isso, vamos ao Top 5 Filmes Baseados em Fatos Reais que Não Parecem Reais.
A Última Profecia (The Mothman Prophecies, 2002 / dir. Mark Pellington)

Estrelado por Richard Gere, este filme é baseado no trabalho real do jornalista John Keel, que pesquisou durante 2 anos a aparição de uma mariposa gigante com aspecto humano sempre antes de uma grande tragédia acontecer.
No filme, John Klein (Gere) começa a investigar a aparição do Mothman (Homem Mariposa) antes de acontecimentos bizarros e como esta estranha figura está relacionada com a morte da sua esposa Mary (Debra Messing).
Garota Interrompida (Girl, Interrupted, 1999 / dir. James Mangold)

Apesar de lidar com um tema complexo, o tratamento psicológico oferecido aos jovens na década de 60 no EUA, este drama traz personagens apaixonantes em uma história perfeita.
O elenco também ajuda: Winona Rider, Jared Leto, Whoopi Goldberg, Vanessa Redgrave, Brittany Murphy e Angelina Jolie, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Apesar de ter quase 20 anos, ainda vale a pena assistir.
Tempo de Despertar (Awakenings, 1990 / dir. Penny Marshall)

Em sua luta contra uma doença misteriosa, que deixa suas vítimas catatônicas, o Dr. Malcolm Sayer (Robin Williams) acredita que seus pacientes podem ser curados através de uma nova droga utilizada em casos de Mal de Parkinson. E para isso, ele começa a tratar Leonard Lowe (Robert De Niro), que está paralisado faz décadas. Mas apesar da melhora, Leonard começa a apresentar fortes efeitos colaterais.
O filme é baseado no trabalho do Dr. Oliver Sacks contra a Encefalite Letárgica, uma doença que até hoje não tem cura.
O Terminal (The Terminal, 2004 / dir. Steven Spielberg)

A história em si do filme é totalmente ficcional: Viktor Navorski (Tom Hanks) chega aos Estados Unidos York vindo do seu país, a Krakozhia, uma antiga república soviética. Mas durante a viagem, acontece um golpe militar e seu passaporte não é mais válido e ele fica preso no Aeroporto JFK em Nova York.
Mas a ideia do filme, de uma pessoa ficar presa em um aeroporto, foi baseada na vida do iraniano Mehran Karimi Nasseri. Após ser expulso do Irã em 1977, ele ficou preso em um imbróglio diplomático entre o governo francês e o iraniano. E por isso, ele viveu durante 18 anos no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris.
O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose, 2005 / dir. Scott Derrickson)

Apesar de ser um terror psicológico, o filme trata sobre um dos poucos casos reconhecidos oficialmente pela Igreja Católica como possessão demoníaca.
E mesmo assim traz um roteiro inteligente e uma história que prende desde o começo.
Um comentário sobre “Top 5 Filmes Baseados em Fatos Reais que Não Parecem Reais”