Top 5 MacGuffin

Top 5 MacGuffin

Salve galera.

Existe um recurso utilizado em alguns filmes que ajudam a manter o ritmo de uma história sem afeta-la diretamente: o MacGuffin.

macguffin_sandwich

Basicamente é um objeto/objetivo que o protagonista persegue que não tem importância para a desenvolvimento geral do filme. Seu principal objetivo é servir de instrumento para mover a narrativa adiante, não importando seu real significado.

 

Em uma palestra na Universidade de Columbia, em 1939, o diretor Alfred Hitchcock definiu MacGuffin da seguinte forma:

“É um nome Escocês, tirado de uma história sobre dois homens em um trem. Um homem diz:- O que há neste pacote acima da bagagem? E o outro responde: – Oh, é um MacGuffin. O primeiro pergunta: – O que é um MacGuffin? – Bem – disse o outro homem – é um aparelho para a interceptação de leões nas terras altas da Escócia. O primeiro homem diz: – Mas não há leões nas terras altas da Escócia. E o outro responde: – Bem, então, não há MacGuffin! Então você vê que um MacGuffin é, na verdade, nada.”

 

Alfred Hitchcock utilizou este recurso em diversos de seus filmes, que daria uma lista exclusiva para ele. Então decidi incluir apenas um filme do mestre do suspense e listar outros MacGuffins do cinema.

 

5 – Arca da Aliança (Indiana Jones – E os Caçadores da Arca Perdida – 1981)

indiana-jones

Desejada por muitos, ela serve apenas para determinar o rumo da história: Indiana Jones (Harrison Ford) a procura e a encontra no deserto. Porém ela é roubada pelos nazistas e acaba com todos os nazistas. E no fim, ela é esquecida dentro de um depósito, sem nunca mostrar seu conteúdo.

 

4 – Colar Coração do Oceano (Titanic – 1997)

colar-coracao-titanic

O filme começa mostrando um pesquisador estudando os destroços do Titanic a procura do colar. E por causa dele, descobrimos que ainda existe uma sobrevivente do desastre: Rose (Kate Winslet, e em sua fase mais idosa, Gloria Stuart). Durante todo o filme, o colar novamente é citado em poucos momentos, tendo seu fim o repouso nos destroços do navio..

 

3 – A Pasta (Pulp Fiction – 1994)

Pulp Fiction

Se considerarmos a história do Pulp Fiction na ordem cronológica (e não na que é mostrada no filme), a pasta com brilho dourado é o pontapé inicial na história, sendo ela que une os gângsteres Vicente Veja (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson).

Quentin Tarantino, diretor do filme, deu a seguinte declaração quando perguntado sobre o que havia na pasta: “dentro da valise tem qualquer coisa que o espectador queira que tenha”.

 

2 – A Maleta (Ronin – 1998)

16

O que há dentro da maleta cinza ninguém sabe. Mas por causa dela, uma série de mercenários são contratados e mortos. E no final, quando o Vicent (Jean Reno) pergunta para Sam (Robert De Niro) o que havia nela, ele não sabe, pois não importa.

 

1 – O Dinheiro Roubado por Janet Leigh (Psicose – 1960)

psycho-money

Como falei, não havia como deixar Hitchcock de fora desta lista. O dinheiro roubado por Marion Crane (Janet Leigh) é o que a leva para o Motel Bates. E após seu assassinato, a história muda de rumo, pois todos estão atrás dela e não do dinheiro.

 

@guimaraesedu

Deixe um comentário