Top 5 Plot Twist

Top 5 Plot Twist

Salve galera.

Alguns filmes apresentam uma mudança drástica em seus enredos, principalmente no final, para prender e surpreender a audiência.

Este tipo de mudança é chamada de PLOT TWIST. É quando descobrimos na última cena que a mocinha é na verdade a assassina, por exemplo.

E alguns filmes sabem trabalhar isso muito bem. E por isso, vamos ao nosso TOP 5 PLOT TWIST.

spoiler_alert

Vale destacar que irei liberar alguns spoilers aqui, então se você não viu algum dos filmes, sugiro pular para o seguinte.

 

5 – O Amigo Oculto (Hide and Seek, 2005 / dir. John Polson)

Amigo Oculto

Estrelado por Robert De Niro, Dakota Fanning, Famke Janssen e Elisabeth Shue, este filme conta a história do psicólogo David Callaway (De Niro) que tenta ajudar sua filha Emily Callaway (Fanning) a lidar com o trauma da morte da mãe. Com o tempo, Emily começa a desenvolver um amigo imaginário chamado Charlie, que começa a aterrorizar a família.

No final, descobrimos que não só Emily foi traumatizada, mas também David, que cria a personalidade de Charlie, que é violento e psicopático.

Não é um dos melhores filmes de De Niro, mas durante todo o filme o espectador acredita que Charlie é uma força sobrenatural. E na última cena, quando descobrimos que ele na verdade é David, muitas peças da história começam a se encaixar.

Vale a pena assistir se não estiver passando nada melhor na TV.

 

4 – As Duas Faces de um Crime (Primal Fear, 1996 / dir. Gregory Hoblit)

duas faces

Ao proteger Aaron Stampler (Edward Norton), um rapaz com problemas mentais acusado de mata um arcebispo de Chicago, o advogado Martin Vail (Richard Gere) descobre que ele sofre de múltiplas personalidades: desde um rapaz tímido, a uma mulher educada e até um homem frio e violento.

E no final, Vail descobre que Aaron não sofre de nenhum tipo de doença e ele fez tudo aquilo somente para se livrar da condenação e possível pena de morte.

Sem sombra de dúvidas é um dos melhores trabalhos de Norton, que mostra toda a sua qualidade como ator, saindo de um personagem para outro em minutos na mesma cena.

 

3 – Clube da Luta (Fight Club, 1999 / dir. David Fincher)

clube da luta

Um dos melhores trabalhos de David Fincher, o filme conta como um homem sem expectativas de vida (Edward Norton) se une a um anarquista violento chamado Tyler Durden (Brad Pitt). E juntos, eles criam o Clube da Luta, um lugar onde os homens podem explorar seu lado mais primitivo, simplesmente brigando uns contra os outros. E com o passar do tempo, eles decidem atacar a sociedade, explodindo prédios e obras de arte.

Quando Tyler decide atacar a sede de uma empresa de cartão de crédito, o narrador do filme descobre que ele é Tyler Durden. E para acabar com essa ambiguidade em sua vida, ele decide dar um tiro na cabeça, destruindo uma parte de seu cérebro, mas sem morrer.

Novamente Edward Norton dá show em sua interpretação. E Brad Pitt não fica atrás. Obrigatório assistir.

 

2 – Ilha do Medo (Shutter Island, 2010 / dir. Martin Scorsese)

ilha do medo

Os agentes do FBI Edward Daniels (Leonardo DiCaprio) e Chuck Aule (Mark Ruffalo) são enviados para investigar o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, um manicômio instalado em uma ilha isolada em Boston.

Lá, Daniels descobre que os pacientes são submetidos a tratamentos ilegais e antiéticos desenvolvidos pelos médicos John Crawley (Ben Kingsley) e Jeremiah Naehring (Max Von Sydow).

E com o passar das investigações, Daniels descobre que ele é o paciente fugitivo e que na verdade tudo não passava de um tratamento do Dr. Chuck Aule, que tentava traze-lo para a realidade após ele ter queimado a esposa.

Mais um trabalho fantástico da dupla Scorsese / DiCaprio, que rendeu excelentes filmes.

 

1 – O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999 / dir. M. Night Shyamalan)

sexto sentido

O psiquiatra infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) tenta ajudar Cole Sear (Haley Joel Osment), uma criança que afirma poder conversar com pessoas mortas. Lentamente, Malcolm começa a acreditar em Cole. E o garoto descobre que sua “missão” é ajudar as pessoas que morreram a resolver alguns assuntos deixados para trás, uma vez que alguns dos mortos não sabem que eles já morreram.

Até que Malcolm descobre que ele está morto e Cole o ajuda a se despedir de sua esposa.

M. Night Shyamalan tem em seu currículo diversos filmes que trabalham de forma memorável o plot twist. Mas O Sexto Sentido é disparado o melhor de todos.

@guimaraesedu

Deixe um comentário