Começa nesta quinta-feira a terceira edição da Comic Con Experience (CCXP), maior feira dedicada à cultura pop da América Latina. Mas o que isso significa?
A CCXP é inspirada nas Comic Cons internacionais, eventos que acontecem anualmente em diversas cidades (sendo as mais tradicionais em San Diego e Nova York) e que reúnem novidades nos mercados de cinema, TV, quadrinhose games. Nessas feiras, são apresentados ao público os principais lançamentos do ano de forma interativa, em stands organizados por estúdios ou em painéis onde acontecem palestras, debates e exibições exclusivas. O evento também funciona como uma vitrine para novos artistas mostrarem seu trabalho e pode abrigar campeonatos de games, cosplay e outras atividades realizadas por fãs.
Em 2016, a CCXP ocupará cerca de 100 mil metros quadrados da São Paulo Expo (antigo Centro de Convenções Imigrantes) entre os dias 1 e 4 de dezembro, onde terá stands de marcas como Disney, Fox, Warner, HBO, Netflix e outros gigantes do entretenimento, além de um time de convidados de cair o queixo.
Confira 10 motivos para não perder a Comic Con Experience 2016:

Milla Jovovich, Vin Diesel, Neil Patrick Harris, Natalie Dormer, Evanna Lynch e Frank Miller estão entre os convidados internacionais que participarão de palestras, bate-papos e sessões de autógrafos com os fãs durante a Comic Con Experience 2016. A lista ainda inclui o elenco das séries “Sense8”, “3%” e “ShadowHunters”, os jovens atores do novo filme dos “Power Rangers”, diretores de “Guardiões da Galáxia Vol.2” e “Moana” e muitos outros artistas.
Pré-estreias
Todos os anos, a CCXP prepara uma pré-estreia exclusiva de algum filme e/ou série para ser exibida durante a programação. Em 2015, por exemplo, o público teve a chance de assistir em primeira mão ao longa “Creed – Nascido Para Lutar” e à série “Ridiculous Six”, original da Netflix. A programação de 2016 ainda não foi divulgada.

Um dos charmes das Comic Cons é a presença massiva de cosplayers, que são fãs que se vestem como os personagens de cinema, quadrinhos, TV ou games e agem como eles durante o evento. Além de passearem pelos corredores livremente, os cosplayers também terão um camarim exclusivo e poderão participar de um concurso patrocinado pelo canal SyFy.
Artists’ Alley
Outra atração tradicional da CCXP é o Artists’ Alley, uma área onde são montados corredores com mesas onde artistas (escritores, ilustradores e quadrinistas) podem exibir e vender seus trabalhos, além de conversar diretamente com o público e distribuir autógrafos. Neste ano, estão credenciados 462 artistas, nacionais e internacionais.
Oportunidades para quadrinistas
Além do Artists’ Alley, a CCXP também terá sessões de análise de portifólio de quadrinistas com os principais gestores de talentos do mercado. Estarão presentes representantes da DC Comics, Marvel Digital e Chiaroscuro Studios. Mais informações aqui.
Fonte: Guia da Semana