Top 5 – Comédias

Top 5 – Comédias

Por: Gabriel Araújo (@gabriel_araujo1)

Completando 5 anos, o Poltrona de Cinema comemora soltando grandes listas de top 5. Fico feliz por nossa chefe, Anna Barros, me escolher como o colunista responsável pela lista de cinco melhores comédias. Quem lê minha coluna, “Sessão de Matinê”, sabe que, ao lado de ação e filmes de espionagem/policiais, comédia é meu gênero favorito. Então, mãos a obra.

Já aviso, antes de iniciar a lista, que estes são os MEUS 5 filmes favoritos de comédia. Sou jovem, mais habituado a longas pós-ano 2000, então sinta-se à vontade para, respeitosamente, discordar. Ninguém agrada sempre. Espero que todos também gostem dos cinco filmes a seguir.

200px-Superbad_Poster.png5. Superbad – É hoje (2007)
Todo mundo já gargalhou litros com este filme. Demorei bastante tempo para assisti-lo pela primeira vez. Anos depois do lançamento. Agora, se está na TV, é obrigatório. Comédia besteirol, sim, mas bem engraçada, e para mim, o ponto principal do gênero comédia é fazer rir. Jonah Hill e Michael Cera são os protagonistas, mas quem rouba a cena é Christopher Mintz-Plasse, o McLovin! De rolar de rir. Ainda mais quando um colega de escola é igualzinho ao rapaz…

220px-White_chicks.jpg


4. As Branquelas (2004)
É um filme que não tem sentido, grande nem realidade, mas envolver gênero policial à comédia geralmente é garantia de sucesso. Pode não ser tão real, mas é muito engraçado. Qualquer pessoa de minha idade riu muito (e assistiu muito) com ‘As Branquelas’. Terry Crews (ou simplesmente “pai do Chris”) cantando ‘A Thousand Miles’ é clássico!

220px-The_Devil_Wears_Prada_pôster.jpg

3. O Diabo Veste Prada (2006)
Soa claramente contraditório dizer que o ponto chave das comédias é fazer rir e colocar este filme na lista, mas é um longa genial. Anne Hathaway e Meryl Streep estão fantásticas e a história é bacana. Tem a comédia da moda, o sarcasmo, a comédia romântica… Uma comédia bem definida como ‘dramática’. Ótimo filme, já assisti incontáveis vezes, e com uma grande trilha sonora, também. Às vezes vejo aguardando apenas o momento em que rola U2, City of Blinding Lights, com imagens de Paris.

2. Escola de Rock (2003)210px-Schoolrockposter.jpg
Cheguei a assistir esse filme quatro vezes em um dia. Dezenas de vezes em uma semana. Sabia as falas de cabo a rabo, e mesmo assim não conseguia parar. É espetacular e marcou minha vida lá pelos 11 anos, quando já curtia rock e começava a tocar guitarra. Quem nunca quis um professor substituto ensinando rock, como Jack Black faz? Filme muito bacana. O DVD está aqui, bem guardado – e não, não sigo assistindo várias vezes ao dia. Só quando passa na televisão.

1. American Pie (1999)
200px-American_pie_poster_promocional.jpgMais um filme de besteirol, mas de rir aos montes. Talvez um pioneiro para outros do estilo que vieram mais tarde. Não só o primeiro filme é bem engraçado, mas os outros três, na sequência do elenco original, também são. Por isso, a campeã do top 5 é a série ‘American Pie’. “O Reencontro”, filme mais recente, nem é tão sensacional, mas talvez seja o filme em que mais ri no cinema, assistindo com bons colegas um filme que não podíamos ver, dada a classificação indicativa. Não repitam nosso desafio à legislação, leitores! Mas riam, sim, com ‘American Pie’.

Não direi que foi difícil elaborar este Top 5. Não foi. Peguei os filmes que vieram na cabeça a milhão e organizei. Talvez um top 10 fosse mais adequado, mas o aniversário é de 5 anos, top 5 será. Outros filmes que lutaram para entrar na lista e acabaram, um pecado, ficando de fora, são ‘Amor Sem Escalas’ (cheguei a escrever dele no post, mudei… enfim, ótimo filme), ‘Esqueceram de Mim’, ‘Se Beber, Não Case’, ‘O Ditador’, ‘O Âncora – A Lenda de Ron Burgundy’, ‘Todo Poderoso’, ‘Quero Matar Meu Chefe’ e ‘Borat’, por exemplo. Ficam para a próxima!

Deixe um comentário