Por: Gabriel Araújo (@gabriel_araujo1)
Completando 5 anos, o Poltrona de Cinema comemora soltando grandes listas de top 5. Fico feliz por nossa chefe, Anna Barros, me escolher como o colunista responsável pela lista de cinco melhores comédias. Quem lê minha coluna, “Sessão de Matinê”, sabe que, ao lado de ação e filmes de espionagem/policiais, comédia é meu gênero favorito. Então, mãos a obra.
Já aviso, antes de iniciar a lista, que estes são os MEUS 5 filmes favoritos de comédia. Sou jovem, mais habituado a longas pós-ano 2000, então sinta-se à vontade para, respeitosamente, discordar. Ninguém agrada sempre. Espero que todos também gostem dos cinco filmes a seguir.
5. Superbad – É hoje (2007)
Todo mundo já gargalhou litros com este filme. Demorei bastante tempo para assisti-lo pela primeira vez. Anos depois do lançamento. Agora, se está na TV, é obrigatório. Comédia besteirol, sim, mas bem engraçada, e para mim, o ponto principal do gênero comédia é fazer rir. Jonah Hill e Michael Cera são os protagonistas, mas quem rouba a cena é Christopher Mintz-Plasse, o McLovin! De rolar de rir. Ainda mais quando um colega de escola é igualzinho ao rapaz…

4. As Branquelas (2004)
É um filme que não tem sentido, grande nem realidade, mas envolver gênero policial à comédia geralmente é garantia de sucesso. Pode não ser tão real, mas é muito engraçado. Qualquer pessoa de minha idade riu muito (e assistiu muito) com ‘As Branquelas’. Terry Crews (ou simplesmente “pai do Chris”) cantando ‘A Thousand Miles’ é clássico!

3. O Diabo Veste Prada (2006)
Soa claramente contraditório dizer que o ponto chave das comédias é fazer rir e colocar este filme na lista, mas é um longa genial. Anne Hathaway e Meryl Streep estão fantásticas e a história é bacana. Tem a comédia da moda, o sarcasmo, a comédia romântica… Uma comédia bem definida como ‘dramática’. Ótimo filme, já assisti incontáveis vezes, e com uma grande trilha sonora, também. Às vezes vejo aguardando apenas o momento em que rola U2, City of Blinding Lights, com imagens de Paris.
2. Escola de Rock (2003)
Cheguei a assistir esse filme quatro vezes em um dia. Dezenas de vezes em uma semana. Sabia as falas de cabo a rabo, e mesmo assim não conseguia parar. É espetacular e marcou minha vida lá pelos 11 anos, quando já curtia rock e começava a tocar guitarra. Quem nunca quis um professor substituto ensinando rock, como Jack Black faz? Filme muito bacana. O DVD está aqui, bem guardado – e não, não sigo assistindo várias vezes ao dia. Só quando passa na televisão.
1. American Pie (1999)
Mais um filme de besteirol, mas de rir aos montes. Talvez um pioneiro para outros do estilo que vieram mais tarde. Não só o primeiro filme é bem engraçado, mas os outros três, na sequência do elenco original, também são. Por isso, a campeã do top 5 é a série ‘American Pie’. “O Reencontro”, filme mais recente, nem é tão sensacional, mas talvez seja o filme em que mais ri no cinema, assistindo com bons colegas um filme que não podíamos ver, dada a classificação indicativa. Não repitam nosso desafio à legislação, leitores! Mas riam, sim, com ‘American Pie’.
Não direi que foi difícil elaborar este Top 5. Não foi. Peguei os filmes que vieram na cabeça a milhão e organizei. Talvez um top 10 fosse mais adequado, mas o aniversário é de 5 anos, top 5 será. Outros filmes que lutaram para entrar na lista e acabaram, um pecado, ficando de fora, são ‘Amor Sem Escalas’ (cheguei a escrever dele no post, mudei… enfim, ótimo filme), ‘Esqueceram de Mim’, ‘Se Beber, Não Case’, ‘O Ditador’, ‘O Âncora – A Lenda de Ron Burgundy’, ‘Todo Poderoso’, ‘Quero Matar Meu Chefe’ e ‘Borat’, por exemplo. Ficam para a próxima!