Salve Galera.
Hoje vamos falar sobre o saudoso John Candy.
Candy faz parte de um seleto grupo de comediantes canadenses que migrou para os Estados Unidos na década de 70 em busca de sucesso.
Neste lista de grandes atores canadenses também estão Rick Moranis e Dan Aykroyd. E apesar de terem seguido caminhos diferentes no inicio de carreira, uma hora todos acabavam se cruzando em alguma produção cinematográfica.
E hoje vamos fazer o TOP 5 deste saudoso ator, que morreu em 1994, durante as filmagens de Dois Contra o Oeste.
Vale como curiosidade: apesar de ter sido filmado antes, o filme Operação Canadá foi lançado posteriormente do que Dois Contra o Oeste. E Operação Canadá teve o final alterado pelo diretor Michael Moore devido a morte de Candy.
Não pretendo incluir nesta lista filmes que já citei aqui, como Antes Só do que Mal Acompanhado, Splash – Uma Sereia em Minha Vida ou Os Irmãos Cara de Pau. Mas podem assistir e inclui-los no seu Top 5 Particular.
Lançado em 1992, esta comédia romântica ganha destaque por mostrar como uma série de casais aparentemente sem nada em comum acabam se envolvendo em um assassinato.
No elenco, nomes como James Belushi, Cybill Shepherd e Sean Young.
4 – 1941 – Uma Guerra Muito Louca
Um dos primeiros filmes de Steven Spielberg a não ser um sucesso comercial na época, acabou virando Cult depois pelo elenco recheado de estrelas: Dan Aykroyd, Ned Beatty, John Belushi, Christopher Lee, Treat Williams, Nancy Allen, John Candy, Mickey Rourke, James Caan entre outros.
Esta comédia é dividida em pequenas histórias, como a equipe responsável pela segurança do litoral da Califórnia; a do Capitão Wild Bill Kelso (John Belushi), piloto que está atrás de aviões japoneses; e de um soldado interessado na secretária do General, que é fanática por aviões.
É um filme que vale a pena.
Nesta comédia, Candy é Harry Crumb, o atrapalhado último descendente de uma família de detetives, que acaba sendo contratado para investigar o sequestro da filha de um magnata.
Talvez uma das melhores atuações de Candy. Principalmente devido aos disfarces que ele usa durante o filme. Pena que este filme nunca ganhou uma continuação.
2 – Quem Vê Cara Não Vê Coração
Apesar da relutância da cunhada, Buck Russel (Candy) é chamado para cuidar dos sobrinhos enquanto seu irmão e esposa precisam viajar a negócios. Mas o tio, além de atrapalhado, é um jogador e vai ter que cuidar das crianças até os pais voltarem.
Particularmente eu adoro a maneira como ele resolve quase todos os problemas: usando um chapéu, charuto na boca, uma furadeira em uma mão e um taco de golfe na outra.
Mesmo com seus papeis acabarem sempre caindo para o cara gordinho, trapalhão, mas de bom coração, Candy novamente se destaca por uma atuação excelente.
Destaque para um pequeno Macaulay Culkin, ator com quem Candy voltaria a trabalhar no ano seguinte em Esqueceram de Mim.
Vagamente baseado na primeira participação da Jamaica nas Olimpíadas de Inverno de 1988, talvez tenha sido um dos maiores sucessos da carreira de John Candy.
É uma comédia simples, mas que emociona. Quem não viu não sabe o que está perdendo.


