Filmes de Sessão da Tarde – Dia das Crianças

Filmes de Sessão da Tarde – Dia das Crianças

Por Sabrina Salton

Aproveitando que o dia das crianças é comemorado amanhã vou falar hoje sobre filmes de sessão da tarde e, quando me refiro a esses filmes não falo somente daqueles que eram exibidos no programa de TV com o mesmo nome, mas sim dos que marcaram a minha ou a sua infância em tardes ensolaradas ou chuvosas. São aqueles filmes que com certeza você já deve ter assistido, pelo menos, uma vez.  São tantos que será até difícil falar aqui, mas vou tentar sintetizar da melhor maneira possível. Esses filmes se tornaram grandes clássicos que continuam a fazer e manter fãs aonde são exibidos.

Cena de Curtindo a vida adoidado

Começando por Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off), um dos melhores filmes de adolescentes de todos os tempos, em que  Ferris Bueller (Matthew Broderick)se tornou o herói de uma geração. O roteiro é simples: um garoto comum decide matar aula junto com sua namorada e seu melhor amigo. Para isso, ele finge estar doente, mas não consegue enganar o diretor de sua escola e, assim, parte para viver um dia inesquecível. O que faz esse filme tão inesquecível, assim como o dia de Ferris, são suas sequências de ação muito bem interpretadas pelo espírito jovem de Matthew, que jogou tudo para o alto se livrando de suas preocupações.

Personagens principais com o mapa do tesouro de Willy Caolho

O próximo filme foi produzido por Steven Spilberg: Os Goonies, criado antes mesmo de eu ter nascido, acompanhou também gerações com suas cenas engraçadas e pegadas de aventura. Um grupo de crianças ao verem seu bairro ameaçado de ser demolido encontra um mapa do tesouro, que seria a solução para esse problema. Com isso, correm atrás do tesouro perdido de Willy Caolho e passam por diversas situações criando para o mundo cenas clássicas como as do “Slot quer chocolate”.

Como disse tentar simplificar e até mesmo escolher filmes desse gênero para escrever aqui é uma tarefa bem difícil, mas assim como os dois primeiros, Sete Minutos no Paraíso (Seven Minutes in Heaven) é um dos que mais me marcou na época. Esse é um filme mais pré-adolescente do que infantil, pois já discute assuntos como virgindade, relacionamento com os pais, romance, entre outros. Os amigos Natalie Becker (Jennifer Connelly), Jeff Moran (Byron Thames) e Polly Franklin (Maddie Corman) vivem esses conflitos. Amor não correspondido, tão comum na adolescência e o sonho de seguir uma grande carreira também são panos de fundo para a história funcionar. E funcionou tanto que os 88 minutos de duração se tornaram um paraíso de fato às minhas memórias mais profundas e melancólicas.

Dica da Semana: Os Goonies

Deixe um comentário