Jogos Vorazes
Por Eduardo Guimarães
Estreou no dia 23 de março o filme Jogos Vorazes (The Hunger Games), baseado no livro homônimo da escritora americana Suzanne Collins.
Com orçamento de US$ 78 milhões, o filme arrecadou mais de US$ 152,5 milhões somente no seu final de semana de estréia.
Fui convidado para a pré-estréia que aconteceu na quinta-feira, dia 22 de março.
Seguindo a linha de filmes como Harry Potter e Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes cumpre a meta de ser um bom entretenimento. Principalmente para os adolescente.
O filme, dirigido por Gary Ross, conta a história de uma nação pós-apocalíptica chamada Panem, constituída por 12 distritos e uma capital. Após serem derrotados em uma guerra civil contra a capital, os 12 distritos são obrigados a oferecer um casal de adolescentes como tributo à capital. E os tributos participam dos Jogos Vorazes, onde todos se enfrentam até sobrar somente um. Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), moradora do Distrito 12, é enviada como tributo ao lado de Peeta Mellark (Josh Hutcherson). E os jogos são transmitidos pela TV, monopolizando as atenções e patrocínios em todo o país.
Na capital, ela é treinada por Haymitch Abernathy (Woody Harrelson), conta com a amizade do Cinna (Lenny Kravitz) na equipe liderada por Effie Trinket (Elizabeth Banks).
Durante os jogos, Katniss começa a criar um sentimento por Peeta, o que fortalece a atração que o público tem por ela.
No elenco também estão Liam Hemsworth, Wes Bentley e Donald Sutherland.
Jogos Vorazes tem várias referências de outras histórias e filmes, como O Sobrevivente (The Running Man, de 1987, direção de Paul Michael Glaser, com Arnold Schwarzenegger, Maria Conchito Alonso e Jesse Ventura), Mad Max Além da Cúpula do Trovão (Mad Max Beyond Thunder Dome, de 1985, direção de George Miller e George Ogilvie, com Mel Gibson e Tina Turner) e 1984 (1984, de 1987, direção de Michael Radford, com John Hurt, Suzanna Hamilton e Richard Burton), além da lenda grega de Teseu, que foi enviado como tributo para o labirinto do Minotauro.
Não li o livro para saber a adaptação está fiel ou não, mas pelo rosto de felicidade de todos os adolescentes que estavam na pré-estréia, acho que o filme cumpriu seu papel e deixou várias fãs do livro esperando pelos próximos filmes.
É esperar para ver se a saga Jogos Vorazes terá o mesmo sucesso de Crepúsculo, Harry Potter e Senhor dos Anéis.