
Sou professora, alfabetizadora, e reafirmei meus ideais sobre o ensino do ler e escrever assistindo esta animação francesa de 2013. São muitos os extremos, ou você tem domínio da leitura e da escrita ou você não tem. No ambiente infantil a imaginação faz base para todo o processo de aprendizado, porém o adulto, imerso em toda sua problemática pessoal, não consegue a mesma leitura de universo que a criança.

Ao se mudar para a casa de sua tia, uma leitora e guardiã de um grande segredo, Natanael herda uma antiga coleção de livros, todos em primeira edição, muitos até datados de cem anos atrás, infantis, juvenis e adultos.
Aos poucos, o menino descobre que a biblioteca serve também de abrigo para heróis e vilões de contos de fadas que estão em perigo, pois seus pais precisam reformar a casa herdada desta tia que ficou com todo o teto destruído após uma grande tempestade. Natanael inicialmente não vê importância neste livros, visto que tem extrema dificuldade com a leitura, não reconhece as letras, não consegue uni-las e formar palavras, assim os oferece para venda, e com a arrecadação poderiam reformar a casa.
Em uma grande aventura, ele terá que salvar os personagens antes que desapareçam das histórias para sempre.
A delicadeza da animação surpreende muito. Todo um cuidado, um zelo com a paleta de cores, com as expressões de cada personagem dos livros foi feita com exímio cuidado. Senti muito pela dublagem no original. Assisti com áudio em francês e legendas em português. Senti muito orgulho de nossos dubladores, pois eles não transmitem a veracidade dos sentimentos no texto, tudo muito superficial, sem profundidade ( confesso que assisti uma segunda vez em português e lágrimas brotaram dos meus olhos)
Fica a dica de uma animação muito delicada que nos trás a lembrança de uma infância feliz, cheia de velhos amigos, personagens que encantam até hoje a todos
Clique aqui e confira o trailer (em espanhol). Você encontrar o filme dublado no Netflix