Confissões de Adolescente

Confissões de Adolescente

Por: Gabriel Araújo (@gabriel_araujo1)

Sessão de Matinê: “Confissões de Adolescente”Captura de Tela 2014-01-17 às 01.03.41

É fácil dizer que não gosta. Pregar dificuldade até ser arrastado ao cinema. E se surpreender. Porque “Confissões de Adolescente”, mais um dos filmes nacionais que vêm despertando interesse do público nos últimos tempos, é bom. Surpreendente. Faz quem não gosta ao menos ver a produção com bons olhos. Cria atenção e, para contar a história de quatro irmãs em cerca de duas horas, é versátil.

Inspirado em série homônima que fez sucesso na TV Cultura nos anos 90 (revelou Deborah Secco), o filme consegue retratar o original de Maria Mariana com qualidade, mesmo tendo de reverter tudo para o atual. Na época de seriado, celular ou internet eram raridades. Hoje, movem o mundo. Movem a produção, que constantemente – e corretamente – utiliza redes sociais como muleta. Muito por conta da qualidade do roteiro jovem de Mateus Souza, 24 anos.

A película trata de quatro irmãs com idades diferentes e muitos problemas, que acabam buscando soluções para um dos maiores: a mudança de apartamento por conta do alto aluguel, que não pode ser bancado pelo pai (Cássio Gabus Mendes). Algo que cai como um choque para Tina (Shopia Abrahão), que, cursando a faculdade de Direito, terá de abandonar a regalia de morar sozinha, além de buscar incessantemente um emprego e lidar com o namorado rico, mas sem grandes perspectivas para o futuro, e suas irmãs Alice (Malu Rodrigues), que só pensa em sua primeira vez, Bianca (Bella Camero), empenhada em esconder seu relacionamento, e Carina (Clara Tiezzi), a caçula gênio da tecnologia que começa a entender o amor.

Dúvida por ser já experiente e talvez contar com certa dificuldade para retratar o mundo jovem atual, Daniel Filho tem saldo positivo na direção. Conduz muito bem o longa que admira positivamente. A multifuncionalidade para tratar de assuntos que vão desde o bullying até o sexo também agrada.

Claramente não poderia faltar a dose de comédia, destacando Marcelo (Christian Monassa), namorado de Alice, e sua ‘técnica’ de UFC no momento do sexo, e Felipe (João Fernandes), em cenas engraçados com sua mãe (Deborah Secco) e seu melhor amigo, com este na tentativa de impressionar Carina. Também há a parte rebelde da produção, óbvio por se tratar de um núcleo adolescente. No caso, destaque para Talita (Tammy Di Calafiori) e seu ‘pitis’.

Contando ainda com participações especiais de Thiago Lacerda e Caio Castro como eles mesmos, “Confissões de Adolescente” ganha mais um ponto positivo pela trilha sonora: muitos clássicos da MPB, como “O Leãozinho”, de Caetano Veloso, e “Baby”, de Tim Maia. Além de ser praticamente impossível sair do cinema sem “Sina”, de Djavan, música-tema do filme, na cabeça. Os créditos finais, bem animados, ao som da canção na voz de Sophia Abrahão e com participação de todo o elenco, são ótimos. E detalhe: vale esperar até o final. Mesmo.

Talvez um pouco atemporal, por se tratar claramente de algo de 2011 lançado em 2014, visto que em uma das festas toca o sucesso “Exagerado”, de Naldo, daquele ano, e em outra cena Alice cita William Bonner e Fátima Bernardes como dupla do “Jornal Nacional” (Fátima deixou a bancada no fim de 2011), “Confissões de Adolescente” é um filme longe de ser utilizado como programa familiar, por conter momentos de nudez e palavrões, com cenas e absolutas sequências de constrangimento para adolescentes caso estejam em companhia dos pais. Mas que, no fim, ganha um saldo estritamente positivo.

Nota: 4/5

Sinopse:
Baseado no livro homônimo de Maria Mariana, que também originou a peça teatral e a série televisiva. O filme mostra agora, em 2013, as confissões e confusões de irmãs adolescentes que vivem os amores, dúvidas, decisões e aventuras de sua geração. O difícil rito de passagem dos 13 aos 19 anos. 

Deixe um comentário